MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

Lula vence em pelo menos 30 países, segundo boletins de urna; Veja em quais

Falta meia hora para acabar o 1º turno das eleições 2022 no Brasil, mas a votação já foi encerrada em mais de 50 países. Lula teria vencido em pelo menos 30 deles, segundo boletins das urnas. Resultado em alguns surpreendem

Lula faz sinal de positivo com a mão
Lula faz sinal de positivo com a mão - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 02/10/2022, às 16h34

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Ainda falta meia hora para acabar o 1º turno das eleições 2022 na maioria dos estados brasileiros, pois o período de votação foi unificado neste ano: começou às 8h e será encerrado às 17h (horário de Brasília). Porém, em mais de 50 países a votação já foi finalizada e Lula (PT) teria vencido em pelo menos 30 deles.

Segundo boletins de urnas, divulgados no perfil @CentralEleicoes, entre os países nos quais o petista teria recebido mais votos estã: França, Nova Zelândia, Dinamarca, Austrália, Alemanha, Espanha, China, Itália, Noruega, Inglaterra, Polônia, Finlândia, Tailândia e Bélgica.

O primeiro país a encerrar a votação no exterior foi a Nova Zelândia, onde Lula teria ganhado com 71% dos votos. Outros locais que registrara, alta porcentagem a favor do candidato do Partido dos Trabalhadores foram Paris, na França, com 77,5% dos votos, e Copenhague, na Dinamarca, com 74,5%.

Bolsonaro, por sua vez, teria conseguido mais votos em Tóquio, no Japão, e em Israel. Lisboa, em Portugal, é a cidade com o maior número de leitores brasileiros no exterior e precisou prorrogar o horário de votação porque a fila de espera para votar estava grande.

Neste ano, foram montadas seções eleitorais em 181 cidades estrangeiras. Segundo a Justiça Eleitoral, mais de 697 mil eleitores estão aptos a votar no exterior, aumento de 39,21% em relação às eleições gerais anteriores, em 2018.

+Qual é a diferença entre voto branco e voto nulo? Eles vão para o partido?

O que são os Boletins de Urna?

O Boletim de Urna funciona como uma espécie de extrato da urna eletrônica após encerrar a votação. Ele mostrar quantos votos cada candidato recebeu naquela seção eleitoral, naquela urna eletrônica, naquele dia de votação. Portanto, na prática, o BU é a apuração dos votos daquela urna, que é feita automaticamente, ali mesmo na seção eleitoral, diante de quem quiser assistir, sem nenhuma interferência humana.

Ele traz, obrigatoriamente, um QR Code, que é um código quadrado em preto e branco no fim da tira de papel que pode ser lido com a câmera do celular. Depois de ler esse código, o eleitor pode acessar o aplicativo Boletim na Mão, que confirma que aquele documento é autêntico e que foi emitido por uma urna eletrônica verdadeira.

Resultado das eleições 2022

Vale ressaltar que ainda não é possível afirmar com certeza qe Lula veceu nesses oaíses porque os números dos boletins de urnas são extraoficiais. O Superior Tribunal Eleitoral (TSE) só vai divulgar o resultado oficial dos votos a serem apurados neste domingo (2) a partir das 17h do horário de Brasília, de acordo com regra aprovada por unanimidade pelo TSE, em dezembro de 2021. Os resultados poderão ser acompanhados pelo sistema Resultados, com versões para celular (na Play Store ou na Apple Store) e para computador.

+Veja o calendário do Auxílio Brasil de outubro; Alguns recebem antecipado

Penalidades para quem não votar

Quem não conseguiu votar hoje (2) deve comunicar a ausência pelo Sistema Justifica ou, ainda, pelo aplicativo e-Título. Não há limite de justificativa. Deixar de votar e, depois, de justificar a ausência ou não pagar a multa correspondente acarretam inúmeras restrições legais. O cidadão fica impedido, entre outras situações, de:

  • inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles;
  • receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público;
  • obter empréstimos nas autarquias, sociedades de economia mista, caixas econômicas federais ou estaduais, nos institutos e caixas de previdência social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administração este participe, e com essas entidades celebrar contratos;
  • obter passaporte ou carteira de identidade; e
  • renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.
    Além disso, o título de eleitor é cancelado quando o cidadão fica três turnos consecutivos sem votar e sem justificar ou pagar a multa imposta.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos. 

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.