MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

MEC anuncia segunda chamada do Prouni: Prepare seus documentos para garantir sua vaga

Ministério da Educação anunciou nesta segunda-feira (24) a abertura da segunda chamada para comprovação de documentos do Prouni; Saiba tudo

Estudantes
Estudantes - Freepik
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 24/07/2023, às 16h15

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Ministério da Educação (MEC) anunciou, nesta segunda-feira (24), a abertura da segunda chamada para a comprovação de documentos dos candidatos classificados no Programa Universidade Para Todos (Prouni). Esse programa oferece bolsas de estudo integrais e parciais para cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior.

Os estudantes selecionados têm até o dia 3 de agosto para apresentar a documentação que comprova as informações fornecidas durante a inscrição. Neste segundo semestre, foram disponibilizadas 276.566 bolsas, sendo 215.530 integrais e 61.036 parciais, que cobrem 50% do valor da mensalidade dos cursos de graduação ou formação específica. O programa é uma excelente oportunidade para milhares de candidatos que desejam ingressar no ensino superior com o apoio do Prouni.

+ Mutirão para negociação de dívidas com bancos e varejo inicia hoje; veja como participar

Saiba os requisitos 

Os candidatos pré-selecionados que buscam bolsas integrais pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni) devem apresentar comprovação de renda familiar de até 1,5 salário mínimo, equivalente a R$1.980 por pessoa. Já para os concorrentes às bolsas parciais, a renda mensal comprovada deve ser de até três salários mínimos por pessoa, atualmente limitados a R$ 3.960.

Além dos critérios de renda, os candidatos devem atender às exigências relacionadas à formação no ensino médio, apresentação de comprovação de deficiência ou certificação de formação para o magistério da educação básica, conforme estabelecido no edital do programa.

A apresentação dos documentos necessários pode ser realizada por meio eletrônico, no Portal de Acesso Único do MEC, ou diretamente na instituição de ensino superior escolhida pelo candidato.

Os candidatos selecionados são aqueles que se classificaram segundo as opções de curso e instituição, além das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas que não puderam cumprir todas as exigências durante o período da primeira chamada, que ocorreu no início de julho.

Aqueles que não conseguirem comprovar a documentação necessária nas duas chamadas perdem o direito à bolsa, o que abre uma nova oportunidade para os candidatos classificados na lista de espera. A divulgação dessa lista e o início dos prazos para comprovação de documentos estão previstos para acontecer em 18 de agosto.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.