MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

MEC divulga nota de corte parcial para o Sisu 2024 e amplia período de lista de espera

Instituições de educação superior poderão utilizar a lista de espera do Sisu ao longo do ano. Expectativa é que o resultado seja divulgado em 30 de janeiro

Expectativa é que o resultado do Sisu seja divulgado em 30 de janeiro
Expectativa é que o resultado do Sisu seja divulgado em 30 de janeiro - Agência Brasil
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 24/01/2024, às 17h22

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Ministério da Educação (MEC) divulgou a nota de corte parcial para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024. A novidade deste ano é a possibilidade de consulta, por escolha de curso, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, proporcionando aos candidatos uma referência valiosa para o acompanhamento do processo de inscrição.

A nota de corte, que representa a pontuação do último candidato classificado nas vagas disponíveis por curso, torna-se um indicativo crucial para os concorrentes.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

Por exemplo, no caso do curso de pedagogia, que ofereceu 9.952 vagas neste ano, a nota de corte será a pontuação do candidato que ocupa a 9.952ª vaga quando todas as disponíveis estiverem preenchidas, seguindo a ordem decrescente de notas.

Instituições de educação superior poderão utilizar a lista de espera ao longo do ano

As inscrições permanecem abertas até as 23h59 da próxima quinta-feira (25), sendo esse o prazo máximo para os candidatos alterarem suas opções de curso. Durante esse período, a nota de corte poderá oscilar conforme a pontuação dos inscritos em cada curso, proporcionando dinamismo ao processo seletivo.

A expectativa é que o resultado seja divulgado em 30 de janeiro, marcando o início do período para que candidatos não classificados na chamada regular manifestem interesse na lista de espera. Essa etapa estará aberta até 7 de fevereiro, também pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Uma mudança significativa para este ano é a possibilidade dada às instituições de educação superior de utilizarem a lista de espera ao longo de todo o ano para preencher vagas remanescentes, ampliando as oportunidades para os estudantes que buscam ingressar no ensino superior.

O Sisu, que congrega as vagas oferecidas por instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil, possibilita o acesso à educação superior por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para a edição de 2024, o Sisu disponibilizou 264 mil vagas em 6.827 cursos de graduação, distribuídos por 127 instituições públicas de educação superior.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.