MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Melhore o seu currículo com curso de idioma gratuito: inglês, alemão, japonês e mais

Quem quer enriquecer o currículo e ampliar as chances de conseguir um bom emprego no mercado de trabalho tem a chance de fazer curso de idioma gratuito. Veja os 8 cursos disponíveis

Bandeiras do EUA e Brasil lado a lado
Bandeiras do EUA e Brasil lado a lado - Divulgaçãogação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 16/01/2024, às 22h43

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Estudantes da rede estadual de ensino de São Paulo têm a chance de enriquecer seus currículos e ampliar suas perspectivas no mercado de trabalho com curso de idioma gratuito oferecido pelos Centros de Estudos de Línguas (CELs) em 2024. As inscrições já estão abertas.

Ao todo, 151 unidades dos CELs, distribuídas pelo Estado, estão disponibilizando aulas de idiomas como:

  • inglês
  • espanhol
  • alemão
  • francês
  • italiano
  • japonês
  • mandarim
  • português para estrangeiros
  • Libras (Língua Brasileira de Sinais)

+Mais DINHEIRO: veja 8 benefícios que sobem com o novo salário mínimo

Curso de idioma gratuito: saiba como se inscrever

As inscrições estão abertas até o final do mês de janeiro e os interessados devem procurar diretamente as unidades dos Centros de Estudos de Línguas (CELs) para efetuar a matrícula. As aulas estão programadas para iniciar em fevereiro.

No ano anterior, os 151 CELs atenderam a uma demanda de 38 mil matriculados, destacando a relevância e a procura por esses cursos. Para realizar a inscrição, os interessados devem dirigir-se a uma escola da região que oferece as aulas, munidos de documento de identidade com foto e comprovante de endereço, manifestando o interesse no curso desejado.

Cada unidade tem autonomia para formar suas turmas, divulgar os resultados das inscrições e organizar os horários das aulas. O início dos cursos está previsto para o dia 15 de fevereiro de 2024, coincidindo com o início do ano letivo na rede estadual.

+Estudantes vão ganhar dinheiro do governo para prestar o Enem 2024, anuncia MEC

Quem pode fazer o curso de idioma gratuito nos CELs?

Os cursos de inglês e mandarim são exclusivos para alunos do Ensino Médio, com duração de três anos (seis semestres). Já os cursos de espanhol, alemão, francês, italiano, japonês e mandarim são modulares, com três anos de duração, podendo ser frequentados por estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJAs).

As aulas de Libras estão disponíveis para estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, com duração de três semestres. As aulas de português como língua estrangeira para estrangeiros podem ser cursadas por alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, com uma carga horária de um ano e meio.

A conclusão de todos os módulos dos cursos de línguas resulta na obtenção de um certificado, com o desempenho acadêmico e a carga horária registrados no histórico escolar dos alunos.

Emprego melhor no mercado de trabalho

Um exemplo inspirador é Geovana Ferreira, ex-aluna da Escola Estadual Leopoldo Santana, que teve seu currículo valorizado ao concluir o curso de alemão no CEL da Escola Estadual Plínio Negrão. Geovana, atualmente trabalhando como jovem aprendiz em uma multinacional, destaca que o conhecimento na língua alemã foi determinante para sua contratação.

Além do certificado do CEL, a Secretaria da Educação de São Paulo (Seduc-SP) mantém uma parceria com o Instituto Goethe, oferecendo exames de proficiência aos estudantes com melhor desempenho nos cursos. Geovana ressalta a importância do CEL na vida dos jovens da periferia, proporcionando oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

+++Acompanhe as principais notíciais sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.