MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Mercado financeiro reduz projeção de inflação pela terceira semana seguida

Se a inflação caiu novamente, o mercado financeiro estimou mais uma alta da expectativa de crescimento da economia

Mercado financeiro reduz projeção de inflação pela terceira semana seguida
Freepikç

Victor Meira | victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 18/07/2022, às 10h52

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Mesmo com a inflação mais alta dos últimos anos, o mercado financeiro tem a expectativa que ela perca  força no final do ano. Pelo menos é o que indica o Boletim Focus publicado na manhã desta segunda-feira (18).

O Boletim Focus é um documento do Banco Central (BC ou Bacen) que reúne um compilado de projeções sobre dados econômicos das principais instituições financeiras do Brasil. 

Pela terceira semana consecutiva, o mercado reduziu a projeção de inflação para uma taxa de 7,54%. Na semana passada, a expectativa era de um IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), considerada a inflação oficial, de 7,67%. Enquanto que há um mês era de 8,27%.

Por outro lado, a previsão de inflação para o ano de 2023 cresceu de 5,09% para 5,20%. Esta já é a 15ª semana seguida de avanço do IPCA. No mês anterior, a expectativa era de uma inflação de 4,83%.

Em consequência da queda da inflação, o mercado prevê um Produto Interno Bruto (PIB) mais robusto. Se na semana passada, o PIB era de 1,59%, agora ele está em 1,75%. Bem melhor que os 1,5% de um mês atrás.

Juros e dólar

Em relação à taxa básica de juros, a Selic, o mercado financeiro se manteve estável sobre as projeções. Já é a quarta semana seguida que não há alterações na previsão sobre a Selic. Os economistas projetam uma taxa de 13,75%, sendo 0,5 ponto acima da atual, que está em 13,25%. Para 2023, o mercado aumentou a projeção da Selic de 10,5% para 10,75%

O mesmo comportamento foi observado no dólar. O Boletim Focus indica que não houve alterações em relação à projeção da semana passada, em que o dólar fecha o ano em R$ 5,13. Há quatro semanas, o cálculo era que a moeda norte-americana fecharia em R$ 5,06.

*com informações do Banco Central

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.