Medida é temporária e visa garantir a segunda dose para quem receber a vacina nesse período. A campanha começou em fevereiro
O Ministério da Saúde está adotando uma medida emergencial para evitar perdas de estoque de vacinas contra a dengue, que estão próximas do vencimento. As doses com validade até 30 de abril serão destinadas preferencialmente a crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, ampliando o público-alvo da vacinação.
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
Os gestores municipais terão a opção de estender a imunização para pessoas de 4 a 59 anos, respeitando o limite estabelecido na bula da vacina Qdenga, aprovada pela Anvisa.
Ethel Maciel, Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, ressaltou que essa alteração na estratégia é temporária, visando evitar o desperdício das doses que estão para vencer. Ela enfatizou que quem receber a vacina dentro desse contexto terá garantida a segunda dose necessária.
LEIA TAMBÉM
A campanha de vacinação contra a dengue iniciou em fevereiro e está sendo direcionada a 521 municípios selecionados pelo Ministério da Saúde. O grupo prioritário inicial são crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.
Embora a vacinação seja uma medida importante, o Ministério da Saúde destaca que o controle do vetor Aedes aegypti continua sendo fundamental na prevenção e combate da dengue, assim como de outras arboviroses urbanas, como chikungunya e zika, através de manejo integrado de vetores e ações de prevenção domiciliar.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.