MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Mortes por raios no litoral paulista reforçam a importância de medidas de segurança

A prevenção é a chave para a segurança de todos em situações climáticas adversas. Veja todos os cuidados necessários para se manter seguro durante tempestades com raios

Veja os cuidados necessários para se manter seguro durante tempestades com raios
Veja os cuidados necessários para se manter seguro durante tempestades com raios - Canva/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 22/01/2024, às 19h33

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Em meio a eventos climáticos extremos, é crucial adotar precauções para evitar tragédias decorrentes de tempestades com raios. O Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), destaca recomendações vitais para preservar a segurança em situações adversas.

Após um trágico incidente no último sábado (20), onde oito pessoas foram atingidas por um raio na Praia da Vila Caiçara, resultando na morte de uma mulher de 60 anos, torna-se imperativo ampliar a conscientização sobre as medidas preventivas durante tempestades.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

O Elat aconselha que em praias, seja evitado permanecer dentro da água, caminhar em áreas descampadas e permanecer sob guarda-sol, tenda ou quiosque. Recomenda-se, durante tempestades, buscar refúgio, como um veículo não conversível com portas e vidros fechados, afastando-se de objetos metálicos.

Veja os cuidados necessários para se manter seguro durante tempestades com raios

Em residências, manter distância de redes elétricas, telefônicas e hidráulicas, assim como de portas e janelas metálicas, sendo indicado procurar abrigos subterrâneos, como metrôs ou túneis. Se o refúgio não estiver disponível, a orientação é afastar-se de pontos altos e objetos metálicos, manter os pés juntos, agachar-se até a tempestade passar, e evitar permanecer deitado.

A Defesa Civil do estado de São Paulo ressalta que, em áreas abertas durante tempestades, como praias, piscinas, estacionamentos e campos de futebol, é essencial abandonar imediatamente o local. Ao receber alerta de tempestades ou ao escutar trovões, é recomendável buscar abrigo em edificações ou veículos, mantendo-se longe de janelas, tomadas e materiais metálicos. Além disso, desconectar aparelhos eletrônicos das tomadas e evitar o uso de dispositivos conectados às fiações telefônica e elétrica.

A população deve manter distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, antenas e caixas d’água; afastar-se de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas, cercas de arame; evitar soltar pipas e carregar objetos como canos e varas; e evitar dirigir, andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo durante tempestades. A prevenção é a chave para a segurança de todos em situações climáticas adversas.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.