MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Museu do Futebol tem exposição gratuita sobre brinquedos inspirados no esporte

A mostra Futebol de Brinquedo reúne peças raras e inusitadas que fizeram parte da infância de muitos brasileiros. A exposição fica em cartaz até o primeiro semestre de 2024

Museu do Futebol tem exposição gratuita sobre brinquedos inspirados no esporte
Divulgação Museu do Futebol
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 25/11/2023, às 15h45

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Museu do Futebol, localizado no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, está com uma atração imperdível para os amantes do esporte mais popular do Brasil. A exposição temporária Futebol de Brinquedo, que propõe um mergulho afetivo na história dos brinquedos analógicos inspirados no futebol, tem entrada gratuita de terça a domingo, das 9h às 18h.

A mostra apresenta itens raros e inusitados que fizeram parte da infância de muita gente, como Aquaplay, Pregobol, Super Trunfo, bonecos e bonecas, mascotes das Copas do Mundo FIFA e, é claro, muitos times de futebol de botão. 

Há também figuras da Betty Boop, Smurfete, Mickey Mouse, Snoopy e Fofolete vestidos com a camisa da Seleção Brasileira, além de minicraques – incluindo a recém-lançada jogadora Debinha – e os bonecos Funko.

A exposição Futebol de Brinquedo fica em cartaz até o primeiro semestre de 2024, quando o Museu do Futebol reabrirá sua exposição principal, que está passando por uma grande obra de renovação. A reformulação envolve a atualização do parque tecnológico, da expografia e do conteúdo, com a inclusão de novas instalações e experiências, além da revisão do conteúdo.

O que é o Museu do Futebol?

O Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, que tem como missão preservar e difundir a história e a cultura do futebol brasileiro. Inaugurado em 2008, o museu recebeu mais de 4 milhões de visitantes e se tornou referência em inclusão e acessibilidade no Brasil.

O museu conta com uma exposição de longa duração, que narra a trajetória do futebol no país e no mundo, e com exposições temporárias, que abordam temas variados relacionados ao esporte. Além disso, o museu oferece uma programação cultural diversificada, com atividades educativas, oficinas, palestras, debates, exibição de filmes, entre outras.

O Museu do Futebol está localizado no Estádio do Pacaembu, um dos mais conhecidos cartões-postais esportivos de São Paulo, que foi inaugurado em 1940 e já foi palco de grandes jogos e eventos. O estádio é tombado pelo patrimônio histórico e possui uma arquitetura imponente, que pode ser apreciada pelos visitantes do museu.

Como visitar o Museu do Futebol?

Para visitar o Museu do Futebol, basta comparecer ao Estádio do Pacaembu, na Praça Charles Miller, s/n, no bairro do Pacaembu, em São Paulo. O museu funciona de terça a domingo, das 9h às 18h, com entrada até as 17h. A entrada é gratuita para todos, mas os visitantes que desejarem podem fazer uma contribuição voluntária ao projeto de renovação do museu, em qualquer valor, utilizando cartão de crédito, débito, PIX ou dinheiro.

O museu também mantém uma política de gratuidades que garante acesso livre a boa parte do público, incluindo estudantes e professores de escolas públicas de todos os níveis, pessoas com deficiência, instituições que atendem pessoas em vulnerabilidade, entre outros.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.