MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Novo RG será emitido a partir de hoje (26); saiba o que muda no documento

Uma das principais novidades do novo RG é que o documento terá código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo que é usado em passaportes

Novo RG
Novo RG - Divulgação TSE

Victor Meira | victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 26/07/2022, às 09h21

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O novo RG começa a ser emitido a partir de hoje (26). O novo documento adotará o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) como “registro geral, único e válido para todo o país”. O primeiro estado que já está produzindo é o Rio Grande do Sul. Os próximos devem ser Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas e Paraná. Contudo, os outros estados ainda não tem previsão iniciar a troca do RG

Uma das principais novidades é a impressão do QR Code, que pode ser lido por qualquer dispositivo apropriado, como um smartphone. Com isso, é possível a validação eletrônica da autenticidade, caso ele seja furtado ou extraviado. 

Além disso, o novo RG também será um documento de viagem, pois ele terá a inclusão de um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo usado em passaportes.

Entretanto, para viagens internacionais, com exceção dos países do Mercosul, ainda é preciso usar o passaporte. Vale lembrar que nos países vizinhos do Brasil e que participem do bloco, você consegue passar nos postos imigratórios somente com o RG.

+Auxílio Brasil: Caixa faz pagamento da parcela de julho para mais um grupo de beneficiários

O novo RG terá validade de dez anos para pessoas com até 60 anos de idade. Para os maiores de 60 anos, o RG antigo continuará valendo por tempo indeterminado.

O Ministério da Economia informa que “neste primeiro momento, somente serão emitidas as novas identidades para cidadãos que estiverem com as informações no CPF de acordo com suas certidões atualizadas. Pessoas que não possuírem ou estiverem com as informações incorretas no CPF poderão recorrer aos canais de atendimento a distância da Receita Federal para resolver a situação. No futuro, os próprios órgãos de identificação civil farão novas inscrições e atualizações no CPF”.

*com informações da Agência Brasil

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.