MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Ônibus de graça liberado: São Paulo anuncia data de início do passe livre

A Prefeitura de São Paulo anunciou o aguardado passe livre no transporte coletivo da cidade para toda a população. Confira quando será possível utilizar ônibus de graça

Ônibus de transporte coletivo em avenida
Ônibus de transporte coletivo em avenida - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 11/12/2023, às 20h48

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Em uma iniciativa que promete transformar os deslocamentos na capital paulista, a Prefeitura de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (11) o aguardado passe livre no transporte coletivo de ônibus para toda a população. A medida entrará em vigor a partir do próximo dia 17 e permitirá que mais de 2 milhões de pessoas desfrutem dos ônibus de graça.

A gratuidade no transporte público estará disponível para todos os cidadãos que utilizarem o bilhete único aos domingos e nos feriados, como o Natal, 1º de janeiro e o aniversário da cidade em 25 de janeiro.

Para aqueles que não possuem o cartão, a prefeitura adotou medidas para facilitar o acesso, liberando a catraca por meio do cobrador ou do motorista.

+São Paulo tem mais de 15 mil vagas de empregos abertas em 500 profissões

Como vai funcionar o passe livre em São Paulo?

O bilhete único não será descontado aos domingos e nos feriados O passageiro que possuir cartão vai conseguir liberar a catraca sozinho, bastando encostar o bilhete no equipamento destinado a esse fim.

Os que embarcarem no ônibus sem cartão terão a passagem liberada automaticamente pelo cobrador ou motorista, por meio de um bilhete de bordo ou dispositivo específico no painel de controle do ônibus.

Quantidade suportada

A abrangência do passe livre engloba as 1.175 linhas de ônibus que operam aos domingos, totalizando 4.830 veículos em circulação. Cerca de 2 milhões de passageiros utilizam os ônibus municipais ao domingo, segundo informou a SPTrans.

Porém, a capacidade para transporte gratuito no dia é maior, pois estudos feitos pela SPTrans demonstram que, aos domingos, há uma capacidade ociosa de 60% nos ônibus, permitindo que o sistema absorva um eventual aumento de passageiros sem comprometer a eficiência do serviço.

Impacto financeiro 

Para colocar a medida em prática, a Prefeitura de São Paulo vai abrir mão de receber aproximadamente R$ 280 milhões anuais em receitas provenientes das passagens que deixarão de ser pagas aos domingos. Contudo, devido às linhas de ônibus operarem com 60% de ociosidade, não haverá a necessitará de aumentar os repasses de recursos para as concessionárias de ônibus.

"A cidade ganha em mobilidade, e a sociedade ganha em acesso à cidade. A compensação financeira será feita pelo incremento na utilização do transporte público, fomentando a economia local aos domingos", destacou o prefeito da cidade, Ricardo Nunes.

Passe Livre é avanço, segundo especialistas

Especialistas veem a iniciativa como um avanço no cenário da mobilidade urbana. O pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), Daniel Santini, acredita que o passe livre aos domingos pode ser o primeiro passo para a implementação da tão discutida tarifa zero universal.

"A tarifa zero não basta, mas este é um passo importante para rever a maneira como o sistema tem funcionado. A prefeitura está buscando reverter a tendência de perda de passageiros e, ao mesmo tempo, ativando a economia local", ressaltou Santini à Agência Brasil.

Tendência Nacional

O movimento em direção ao passe livre no transporte público ganha força em todo o Brasil. Dados do pesquisador Daniel Santini revelam que, em 2023, 22 municípios aderiram ao passe livre pleno, abrangendo todos os dias da semana. Atualmente, o país conta com 84 cidades que adotaram a tarifa zero, sendo São Paulo o estado com maior representatividade, seguido por Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro.

+++Acompanhe as principais notícias que impactam seu bolso e sua carreira no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.