MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Pesquisa CNT/MDA: Lula segue na liderança ao Planalto. Veja percentual

Ex-presidente Lula (PT) segue na liderança da disputa ao planalto, segundo pesquisa realizada pela CNT/MDA a cinco meses das eleições 2022; saiba mais

Pesquisa CNT/MDA: Lula segue na liderança ao Planalto
Pesquisa CNT/MDA: Lula segue na liderança ao Planalto - Reprodução internet/Google

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 10/05/2022, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança da disputa ao Planalto, segundo pesquisa do Instituto MDA para a Confederação Nacional do Transporte (CNT), divulgada nesta terça-feira (10). Saiba mais detalhes. 

No entanto, a nova projeção aponta para uma queda na vantagem frente ao atual presidente Jair Bolsonaro (PL), com distância entre 8,6 pontos percentuais, a cinco meses do pleito eleitoral que acontece em 2 de outubro. 

+++ Vendas no varejo sobem de novo e já supera período pré-pandemia; Confira

Lula segue na liderança ao Planalto. Veja percentual

De acordo com a pesquisa, Lula segue na liderança com 40,6% das intenções de voto. Já Bolsonaro chega a 32%. Na sequência vem Ciro Gomes (PDT) com 7,1%, o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) com 3,1%, o deputado federal André Janones (Avante-MG) com 2,5%, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) com 2,3% e Felipe D´àvila (Novo), com apenas 0,3%. 

Este é o cenário após a saída do ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) da disputa eleitoral. A previsão para o segundo turno é uma provável disputa entre Lula e Bolsonaro, o petista conseguiria vencer por 50,8% a 36,8%, com 14 pontos percentuais de diferença. 

Saiba qual a avaliação do atual governo segundo levantamento 

O Instituto MDA também questionou sobre a avaliação do atual governo. Segundo a pesquisa, Bolsonaro tem 30,4% de avaliação. Já a negativa chega a 43,6% e apenas 25% dos que responderam o levantamento disseram que o governo é regular. O presidente tem 37,9% de aprovação, os que desaprovam o governo somam 58,8%.

A pesquisa também quis saber sobre uma possível mudança de voto no primeiro turno para impedir a realização do segundo turno, o levantamento apontou para a rejeição de 70,5% dos entrevistados e 22,7% admitiram essa possibilidade. 

Concordaram em aceitar com a possibilidade da mudança de voto 28,4% para impedir que Lula e Bolsonaro fossem para o segundo turno. 

O MDA entrevistou 2.000 pessoas entre os dias 4 e 7 de maio. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.