MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Procon abre Semana de Conciliação para Superendividados; veja como participar

As negociações do Procon já estão disponíveis para quem está Superendividados e pode ajudar quem está com a corda no pescoço

Procon abre Semana de Conciliação para Superendividados; veja como participar
Freepik
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 16/01/2023, às 18h37

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O início do ano é uma época complicada para as finanças. Afinal de contas, vem as contas do cartão de crédito com as compras de natal, impostos, matrícula da escola dos filhos, material escolar, dentre outros. Se você já estava enrolado, é capaz que as dívidas tenham crescido com mais força agora. 

Por conta disso, o Procon RJ abre a Semana de Conciliação para Superendividados, que terminará no dia 19 de janeiro. Durante este período, serão realizadas diversas audiências conciliatórias para os consumidores em situação de superendividamento.

+Veja os critérios para emissão gratuita da CNH 2023; apenas 15 estados oferecem o serviço

Segundo o Procon RJ, mais de 25 fornecedores participam da ação, com a presença de 21 instituições financeiras, como bancos, financeiras, administradoras de cartões de crédito, plataformas de pagamento online e fundos de investimento em direitos creditórios.

A diretora de atendimento do órgão, Evelyn Capucho, relata que os motivos para o superendividamento são os mais diversos possíveis, que variam desde problemas familiares, como morte, divórcio, perda de emprego, problemas de saúde “e, até mesmo, por problemas gerados pelo consumismo em excesso”. 

De acordo com Evelyn, esse consumismo excessivo é ocasionado, muitas vezes, pela oferta irresponsável de crédito por parte dos fornecedores.

Ainda que os motivos sejam diferente, o Procon RJ aponta que há alguns fatores em comum nos consumidores que se encontram nessa situação de superendividamento que esse abalo não é só financeiro, mas reflete em diversas áreas da vida dessas pessoas, incluindo problemas familiares, de saúde, problemas psicológicos, emocionais, “e chegando a acarretar, inclusive, casos severos de depressão”, assinalou Evelyn.

+Conhece o "inusitado" lugar que surgem as melhores ideias? Pegue papel e caneta

Para participar da Semana de Conciliação para Superendividados e ter a sua situação avaliada pelos profissionais, o Procon RJ orienta os consumidores a entrar em contato pelo superendividamento@procon.rj.gov.br ou pelo WhatsApp com o seguinte número (21) 98263-5085.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.