Edital ofertou mais de 6 mil vagas para regiões de alta vulnerabilidade ou extrema pobreza. Novo chamamento com 10 mil vagas será publicado ainda neste semestre
O Ministério da Saúde divulgou que o Programa Mais Médicos teve adesão de 99% dos municípios contemplados no último edital, que ofertou 6.252 vagas, incluindo mil postos para a Amazônia Legal. Das 2.074 regiões com vagas previstas, 2.028 enviaram documentação para a renovação do quadro de profissionais, sendo que 47% das vagas estavam destinadas a regiões de alta vulnerabilidade ou de extrema pobreza.
Dos municípios contemplados, apenas 31 não renovaram a adesão, enquanto 15 escolheram pelo quantitativo parcial de vagas estabelecidas, deixando 83 vagas sem preenchimento.
Após avaliação dos termos enviados pelos gestores locais, as vagas remanescentes serão destinadas para novas regiões, conforme informado pelo Ministério da Saúde. Na próxima fase, em um novo edital, será a vez dos médicos se inscreverem para a seleção.
LEIA TAMBÉM
O Programa Mais Médicos oferece incentivos para profissionais brasileiros e intercambistas, brasileiros formados no exterior e estrangeiros, que continuarão atuando com registro do Ministério da Saúde. Médicos brasileiros formados no Brasil têm preferência na seleção.
Um segundo edital com 10 mil vagas será publicado até o fim deste semestre, oferecidas em formato que prevê a contrapartida dos gestores municipais. “Essa forma de contratação garante às prefeituras menor custo, maior agilidade na reposição do profissional e permanência nessas localidades”, destacou o ministério.
O Programa Mais Médicos visa melhorar o atendimento de saúde em regiões com dificuldade de contratar profissionais médicos.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.