MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Projeto Construa Brasil, do Governo Federal, é lançado hoje para desburocratizar o setor

Governo lança o projeto Construa Brasil para desburocratizar o ambiente de negócios da construção civil no país; medida estimula modernização nas empresas

Projeto Construa Brasil, do Governo Federal, é lançado hoje para desburocratizar o setor
Projeto Construa Brasil, do Governo Federal, é lançado hoje para desburocratizar o setor - Divulgação

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 03/05/2022, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Governo Federal lançou o projeto Construa Brasil para desburocratizar o ambiente de negócios da construção civil no País. A iniciativa tem como responsável a Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME). Saiba mais sobre o projeto. 

A medida, fruto de um acordo de parceria firmado entre a Sepec e a Rede Catarinense de Inovação (Recepeti), vai melhorar o ambiente de negócios no setor da construção civil, eliminar as barreiras atuais e estimular a modernização das empresas. 

O projeto Construa Brasil tem 9 metas e 31 submetas, das quais 8 já estão em andamento, centradas em três pilares: desburocratização, digitalização e industrialização da construção civil. 

Além de um curso a distância para treinamento de Building Information Modeling (BIM) no Brasil, os produtos desenvolvidos incluem o Guia de Boas Práticas em Códigos de Engenharia e Edificações e as Boas Práticas para Obtenção de Alvarás de Construção. 

++++ Lira diz que dados do desemprego mostram recuperação econômica do Brasil

Projeto Construa Brasil: entenda como funciona a tecnologia BIM 

A Building Information Modeling (BIM) trata-se de um conjunto de tecnologias e processos integrados que permitem a criação, utilização e atualização de modelos digitais de edifícios. Além de ser útil para a gestão e manutenção de edifícios e obras de infraestrutura, além da possibilidade de ser utilizado em toda a etapa da obra, isto é, da concepção do projeto até o monitoramento e controle após a finalização da obra. 

O uso do BIM melhora muitas práticas na construção civil e traz benefícios como redução de erros de compatibilidade, otimização de prazos, aumento da confiabilidade do projeto, processos de planejamento e controle mais precisos, aumento de produtividade, redução de custos e riscos e uma maior economia de recursos utilizados. 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.