MEC divulga nesta terça-feira (9) o resultado da primeira chamada do Prouni 2022/2; veja detalhes e saiba como consultar se você foi aprovado
Uma ótima notícia para quem realizou a inscrição para ter direito a uma bolsa em Universidade privada com desconto de 50% ou 100%. O resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) 2022/2 foi divulgado nesta terça-feira (9) pelo Ministério da Educação (MEC). Saiba se você é um dos aprovados.
Os candidatos que foram selecionados terão até o dia 17 de agosto para comprovar as informações enviadas no momento da inscrição. No caso da segunda chamada, o resultado será divulgado em 22 de agosto, tendo matrículas entre os dias 22 e 31 de agosto.
+++ IPCA: Frutas, leite e derivados ficam mais caros; veja dados da inflação
Para ter acesso aos selecionados e a lista com o resultado individual basta acessar o Portal Único de Acesso. Os que não foram selecionados na chamada regular, podem ficar na lista de espera. Neste caso, os interessados devem manifestar interesse entre os dias 5 e 6 de outubro. O resultado da lista de espera estará disponível no dia 9 de setembro, as matrículas poderão ser feitas entre 10 e 16 de setembro.
LEIA TAMBÉM
O ProUni é um programa do governo federal que oferece bolsas integrais e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior. Neste lançamento, serão oferecidas mais de 190 mil bolsas de estudo. Os candidatos devem ter concluído o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 ou 2020 e devem obter no mínimo 450 na média e nota diferente de zero na redação. Outro requisito é não ter cursado o Enem como formador. Será considerada a versão do Enem com a melhor média de notas.
Para ser elegível à bolsa integral, o estudante deve comprovar que a renda familiar mensal total não ultrapassa o salário mínimo de 1,50 por pessoa. Para algumas bolsas, a renda familiar mensal total deve atingir três salários mínimos por pessoa.
O público-alvo do programa são estudantes sem diploma universitário. Os professores da rede pública de ensino também podem concorrer a licenciaturas e bolsas exclusivas para programas de ensino, destinados à formação do magistério.
A novidade desta edição do ProUni é que as inscrições devem ser realizadas por tipo de modalidade: Ações Afirmativas e de Ampla Concorrência. Neste caso, os candidatos inscritos serão classificados em ordem de preferência com base em como cada um é selecionado.
Outra mudança trata-se da ampliação do critério de procedência escolar para alunos que queiram concorrer às bolsas do Prouni. A classificação levará em consideração a modalidade de concorrência que os alunos escolherem no ato da matrícula, por curso, turno, local de entrega, instituição, e em cada modalidade, deve-se respeitar a ordem decrescente das notas do Enem.
Segundo o Ministério da Educação, a classificação dos alunos inscritos no processo seletivo do ProUni levará em conta as notas obtidas nas duas últimas edições do Enem anteriores ao processo seletivo do ProUni para ingresso em cursos de graduação ou formação específica consecutiva.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.