MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Quais países são dolarizados no mundo? Argentina pode abrir mão do Banco Central

Entenda como o dólar, a moeda dos Estados Unidos, vai além das fronteiras americanas, influenciando economias e mercados internacionais

Quais países são dolarizados no mundo? Argentina pode abrir mão do Banco Central
Freepik
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 14/08/2023, às 18h37

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O candidato a presidência da Argentina, Javier Milei,  do partido de extrema-direita Liberdade Avanç, surpreendeu o mundo ao ser primeiro colocado das eleições primárias. O pleito define quais serão os candidatos para as eleições presidenciais, marcadas para o dia 22 de outubro, sendo que os primeiros colocados estarão aptos a participar das eleições.

Conhecido como "Bolsonaro argentino", Milei defende algumas pautas diferentes como a dolarização da economia argentina e o fim do Banco Central do país. 

Diante disso, o JC Concursos explica como os países adotam o dólar como moeda oficial mesmo não sendo os Estados Unidos ainda não tenha uma estrutura de dominação política do principal país do mundo.

O dólar e o processo de dolarização

O dólar é uma moeda com influência global incontestável, associada à economia dos Estados Unidos. No entanto, sua presença vai além das fronteiras americanas, impactando mercados internacionais e sendo adotado por vários países em diferentes graus de dolarização.

A moeda norte-americana desempenha um papel fundamental na economia mundial, servindo como referência para avaliar o desempenho de outras moedas. Sua importância foi construída ao longo do século XX, acompanhando o crescimento econômico dos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial.

A dolarização é um fenômeno complexo que pode ser formal ou informal. A dolarização formal ocorre quando um país adota oficialmente o dólar como sua moeda, abandonando sua própria moeda.

Na América Latina, há três países que já adotam o dólar como moeda oficial:

  • Equador;
  • El Salvador;
  • Panamá.

Além disso, territórios dos EUA como Porto Rico, Guam e Ilhas Virgens dos EUA também utilizam o dólar como moeda oficial.

Já a dolarização informal envolve o uso do dólar em transações internas, mantendo a moeda local. Dentre esses países, podemos citar:

  • Ilhas Virgens Britânicas,
  • Ilhas Marshall,
  • Palau;
  • Argentina.

Alguns países mantêm moedas próprias, mas suas cotações estão vinculadas ao dólar. São exemplos Austrália, Canadá e Singapura.

Por que o dólar é tão dominante?

A hegemonia do dólar é resultado de sua estabilidade, força econômica e confiança global. Ele é usado como moeda de reserva por muitos países, incluindo o Brasil, e é a moeda mais negociada no mercado cambial.

A estabilidade política e econômica dos Estados Unidos faz do dólar um refúgio seguro em tempos de crise. Investidores confiam nele para proteger seus ativos em momentos de instabilidade.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.