MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Quer estudar no Japão? Estão abertas as inscrições para bolsa integral

O governo japonês oferece bolsas para graduação, escola técnica ou curso profissionalizante. Confira os requisitos para estudar no Japão com tudo pago

Estudar no Japão: aluna faz anotação em seu caderno
Estudar no Japão: aluna faz anotação em seu caderno - Divulgação

MYLENA LIRA | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR
Publicado em 16/05/2022, às 15h48

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O governo do Japão oferece bolsas de estudo de diversos níveis para brasileiros que tenham interesse em morar no país por um tempo com todas as despesas pagas. Além da bolsa integral, os aprovados no processo seletivo vão ganhar um curso da língua japonesa também de forma gratuita. Os bolsistas vão começar a estudar no Japão a partir de abril de 2023.

O Ministério da Educação, da Cultura, dos Esportes, da Ciência e da Tecnologia japonês tem vagas para graduação, escola técnica e curso profissionalizante. Também serão admitidos alunos para pesquisa e condução de projeto de mestrado ou doutorado. A oferta do país asiático, conhecido como "Terra do Sol Nascente", inclui:

  • bolsa de estudo integral;
  • passagem aérea;
  • isenção de taxas escolares;
  • ajuda de custo mensal; e
  • curso da língua japonesa.

Neste mês está aberta a inscrição para quem quer estudar no Japão no programa de pós-graduação. O prazo final para candidatura encerra em 31 de maio. para os interessados em fazer o ensino técnico, graduação ou curso profissionalizante, as inscrições serão recebidas no período de 1° a 24 de junho.

+Abertas inscrições para redução da taxa de inscrição das Etecs; Saiba como pedir

Requisitos para estudar no Japão

Este tipo de intercâmbio de alunos ocorre desde a década de 50 e já capacitou mais de 242 mil estudantes de 160 países diferentes. Entre as condições impostas estão: atender ao nível de escolaridade exigido para o curso escolhido, proficiência em língua inglesa ou japonesa e ter, no máximo, 34 anos de idade em abril de 2023 para o programa de pós-graduação e 24 anos para os demais cursos. O vídeo abaixo traz informações adicionais:

Inscrição para a bolsa de estudo no Japão

Para estudar no Japão com tudo pago, residentes no Distrito Federal, no Goiás e em Tocantins devem efetuar a inscrição, presencialmente ou via Correios, na embaixada do Japão, em Brasília. Alunos dos demais estados brasileiros devem se candidatar à bolsa no consulado japonês da região onde mora.

A seleção contempla análise documental, provas escritas e entrevista. Em uma fase posterior, a documentação é enviada ao Japão para análise do ministério japonês. Para mais informações, acesse o site da embaixada ou entre em contato pelo e-mail cultural.japao@bs.mofa.go.jp.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.