MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Saiu o pagamento da restituição do 3º lote do Imposto de Renda 2022; veja como consultar

A Receita informa que liberou mais de R$ 6 bilhões em restituições do Imposto de Renda 2022

Saiu o pagamento da restituição do 3º lote do Imposto de Renda 2022; veja como consultar
Freepik

Victor Meira | victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 29/07/2022, às 08h35

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Nesta sexta-feira (29), a Receita Federal realizou o pagamento da restituição do terceiro lote do Imposto de Renda 2022 para 5,24 milhões de contribuintes, com um valor somado de R$ 6,3 bilhões. A grande maioria das pessoas que recebem hoje entregaram a declaração de exercícios anteriores até 3 de maio deste ano, além de restituições de anos anteriores.

Dentre os contribuintes prioritários, a restituição foi liberada para 9,4 mil idosos acima de 80 anos; 62,9 mil para idosos com idades entre 60 e 79 anos; 6,3 mil contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença e 29,5 mil para quem tem a maior fonte de renda com origem no magistério.

A restituição é paga de forma automática na conta corrente informada durante o preenchimento da declaração do imposto de renda. Ela pode ser feita de forma direta por meio da chave PIX.

Se você entregou a declaração até o dia 03 de maio e não recebeu a restituição, a Receita recomenda que verifique no sistema e-CAC para ver se entrou na malha fina. 

Como consultar o lote da restituição do Imposto de Renda

Em primeiro lugar, você deve entrar no site da Receita. Nele, clique no campo “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em "Consultar Restituição”. Outra forma de verificar se o dinheiro está disponível é através do aplicativo Meu Imposto de Renda (disponível para Android e iOS).

Ao efetuar a consulta da restituição, você também consegue ver eventuais pendências que impedem o pagamento da restituição do imposto, como a inclusão na malha fina. Se tiver pelo menos uma ou mais inconsistências na declaração, você pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes. 

Além de pendências, outro fator que pode prejudicar o resgate do dinheiro é o preenchimento incorreto da conta corrente no momento em que você fez a declaração ou se a conta está desativada. Neste caso, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Se essa for a sua situação, você deve agendar o crédito dos valores no portal do BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Agora se você não está neste lote, fique tranquilo que ainda tem mais lotes em 2022. Confira abaixo o calendário de pagamento da restituição do imposto de renda de 2022:

Veja o calendário de pagamentos da restituição:

  • 1º lote - Já pago;
  • 2º lote - Já pago;
  • 3º lote - 29 de julho;
  • 4º lote - 31 de agosto;
  • 5º lote - 30 de setembro.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.