MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Salário Mínimo de 2023 pode ter reajuste abaixo da inflação; entenda

O governo federal já tem uma estimativa para reajustar o Salário Mínimo em 2023. Confira qual será o novo e se ele consegue superar a inflação de 2022

Salário Mínimo de 2023 pode ter reajuste abaixo da inflação; entenda
Freepik

Victor Meira | victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 09/07/2022, às 17h27

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Ainda estamos no meio do ano, mas já há um debate para a definição do Salário Mínimo de 2023. As notícias que vem de Brasília não são boas para quem recebe um benefício ou aposentadoria baseado no Salário Mínimo. 

Segundo o Boletim MacroFiscal, que é divulgado pela Secretaria de Política Econômica (SPE), o valor do novo Salário Mínimo de 2023 deve ser R$ 1.310. A pasta aponta que ele foi calculado de acordo com as projeções da inflação de 2022, que é de 8,1%. 

Por outro lado, em junho, a Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Senado Federal aprovou o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). No texto, o salário mínimo previsto para 2023 é de R$ 1.294, abaixo da estimativa do Ministério da Economia. 

Caso os valores sejam fechados neste patamar, apenas a projeção da SPE será um pouco acima da expectativa de inflação para o ano de 2022. 

Inflação ainda é preocupante

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou, ontem (08), os dados do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de junho, que é a inflação oficial do Brasil. Apesar do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, ter dito que o pico da inflação seria entre os meses de abril e maio, os dados do IPCA mostram que ela ainda continua crescendo. 

A inflação avançou 0,67% em junho e voltou a crescer no acumulado dos últimos 12 meses, cujo número agora é de 11,89%. 

Embora os dados ainda sejam preocupantes, o mercado financeiro tem a expectativa de que a inflação encerre o ano bem mais baixa. O último Boletim Focus do BC estima um IPCA de 7,96%. O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) está ainda mais otimista , uma vez que espera uma inflação de 6,5%.

De qualquer forma, a taxa ainda está fora de controle e o reajuste no salário pode ser abaixo da inflação em mais um ano. 

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.