Prefeitura de São Paulo deve instalar 20 mil armadilhas em regiões com maior incidência de casos. Foram realizadas mais de 1,7 milhão de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti
A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo informou nesta quinta-feira (27) o registro da primeira morte por dengue na capital paulista neste ano. A vítima foi uma mulher de 47 anos, moradora da região de Casa Verde/Cachoeirinha, zona norte da cidade.
Segundo a pasta, a paciente apresentava comorbidades e começou a manifestar sintomas da doença em 16 de janeiro, falecendo oito dias depois, em 24 de janeiro. Atualmente, outros 11 óbitos relacionados à dengue estão em investigação pela SMS.
Para a confirmação de casos suspeitos, a secretaria segue as orientações do Ministério da Saúde, analisando exames laboratoriais, relatórios clínicos, aspectos epidemiológicos e atestados de óbito. Caso seja necessário, a equipe também pode realizar entrevistas com familiares e pessoas próximas do paciente para levantar informações.
+++ Nova lei torna crime a adulteração de chassi de reboques e semirreboques
LEIA TAMBÉM
Desde o início do ano, foram realizadas mais de 1,7 milhão de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti na cidade, incluindo visitas residenciais, vistorias a imóveis especiais e pontos estratégicos, além de ações de bloqueios de criadouros e nebulizações.
A prefeitura também iniciou a instalação de 20 mil armadilhas de autodisseminação de larvicidas, priorizando regiões com maior incidência de casos de dengue. Moradores que desejam solicitar uma vistoria podem fazer o pedido pelo telefone 156 ou pelo site de serviços da prefeitura.
Ações simples como eliminar recipientes que possam acumular água parada, usar repelente e telas nas janelas podem ajudar a evitar a proliferação do mosquito e, consequentemente, a transmissão da doença.
É importante também buscar atendimento médico em caso de sintomas como febre alta, dor de cabeça e no corpo, e evitar a automedicação. Juntos, podemos combater a dengue e garantir a saúde de todos.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.