MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Seduc-SP oferece cursos técnicos profissionalizantes para estudantes do ensino médio

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) está oferecendo oportunidades de cursos técnicos profissionalizantes. Veja como se inscrever

Quatro estudantes sorriem abraçados
Quatro estudantes sorriem abraçados - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 17/09/2023, às 21h13

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) está oferecendo oportunidades de cursos técnicos profissionalizantes para estudantes que cursam a 1ª série do ensino médio e vão ingressar na 2ª ou 3ª série no ano letivo de 2024. Essa iniciativa faz parte do processo de matrícula e rematrícula da rede estadual de ensino e visa proporcionar aos alunos uma formação técnica especializada em diversas áreas.

Os alunos que desejam participar desses cursos técnicos têm até a próxima quinta-feira, 21 de setembro, para fazer suas escolhas entre os três itinerários técnicos oferecidos pela Seduc-SP. Entre as opções disponíveis, destacam-se cursos de:

  • apoio pedagógico na educação básica
  • ciência de dados
  • desenvolvimento de sistemas
  • hotelaria/hospedagem
  • logística
  • vendas

Os cursos técnicos têm a duração de dois anos, o que significa que os alunos que optarem por essa modalidade terão aulas de ensino técnico durante a 2ª e 3ª séries do ensino médio a partir de 2024.

+NÃO faça ISTO ou poderá ter problemas de miopia e outras doenças oculares

Cursos adaptados às demandas regionais

A Seduc-SP estruturou os cursos técnicos de acordo com as demandas específicas de cada região do estado e as possibilidades de emprego após a formação. Para o ano de 2024, a modalidade ensino técnico será oferecida em escolas de tempo parcial e integral, com cargas horárias que variam entre 1.020 e 1.200 horas.

Todas as opções de cursos técnicos profissionalizantes estão disponíveis no site do Ensino Médio Paulista, www.ensinomediopaulista.educacao.sp.gov.br. No espaço "Como Escolher", a Secretaria publicou a lista completa com as escolas que oferecerão esses cursos.

Os alunos têm a oportunidade de escolher até três opções de cursos técnicos, além de indicar uma quarta opção entre os itinerários formativos nas áreas de exatas ou humanas.

+Green card para morar nos Estados Unidos: saiba o que é e quem pode obter

Critérios de priorização

Para facilitar a seleção dos alunos, a Seduc-SP utiliza critérios de priorização. Os estudantes já matriculados nas escolas que oferecem a modalidade têm prioridade na escolha. Em caso de excesso de demanda, os critérios de priorização são os seguintes:

  • Média das notas em português e matemática da Prova Paulista nos dois primeiros bimestres de 2023;
  • Média de frequência escolar durante o primeiro semestre; e
  • Menor distância entre a residência do aluno e a escola estadual escolhida.

Parceria com o Senai

Além das opções de cursos oferecidos nas escolas estaduais, os interessados no itinerário técnico podem se matricular em 33 unidades conveniadas do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) em algumas regiões do Estado. Isso representa uma parceria inédita entre a Seduc-SP e o Senai, oferecendo aos estudantes 23 cursos diferentes em um total de 56 turmas.

Nesse formato, os estudantes realizam a parte da formação geral básica e complementos na escola de origem, enquanto a parte técnica é ministrada no Senai. Tanto na 2ª como na 3ª série, são três dias da semana na escola estadual e dois no Senai. Independentemente do turno da escola estadual, nos dois dias de Senai, o turno é em tempo integral, das 7h30 às 16h30.

Processo de Matrícula

As inscrições para pré-matrícula e rematrícula na rede estadual de ensino de São Paulo devem ser feitas até o dia 21 de setembro. Para os alunos ingressantes na rede, o responsável legal ou um indivíduo maior de 18 anos pode realizar a inscrição presencialmente em qualquer escola estadual ou no balcão de atendimento do Poupatempo, apresentando RG, histórico escolar e comprovante de residência.

Aqueles que optarem pelo método virtual de inscrição e já estão na rede devem acessar a plataforma Secretaria Escolar Digital (SED) disponível em sed.educacao.sp.gov.br. Em 11 de dezembro, a Educação divulgará o resultado das matrículas, que estará disponível no portal da SED e na secretaria de cada escola.

É importante ressaltar que alunos já matriculados nas escolas estaduais devem realizar sua rematrícula diretamente na Secretaria Escolar Digital, seja através do perfil do responsável ou do estudante maior de 18 anos. Essa orientação vale para alunos de todos os níveis de ensino, e o suporte presencial está disponível na escola de origem em caso de dúvidas.

+++Acompanhe as principais notícias no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.