MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Sem estresse! Confira a lista de documentos necessários para declarar o IRPF 2023

Mesmo faltando algumas semanas para iniciar o prazo de declaração do IRPF 2023, é importante separar a documentação necessária para evitar dor de cabeça. Veja a lista dos documentos

Veja a lista de documentos necessários para fazer a declaração do IRPF 2023
Veja a lista de documentos necessários para fazer a declaração do IRPF 2023 - Shutterstock
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 10/02/2023, às 20h35

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) geralmente precisa ser entre março e abril, e pode ser declarada pela internet, por meio do site da Receita Federal, ou presencialmente em uma agência da Receita. É importante destacar que a não entrega da declaração ou a entrega de uma declaração com informações incorretas pode resultar em multas e penalidades.

Mesmo faltando algumas semanas para iniciar o prazo de declaração do IRPF 2023, é importante separar a documentação necessária para evitar dor de cabeça e fazer o processo de forma mais tranquila possível. Essa obrigação envolve o levantamento de uma série de alguns recibos e comprovantes de determinados pagamentos, como plano de saúde, por exemplo.

O IRPF é um importante instrumento de arrecadação de recursos para o governo, permitindo a destinação de verbas para a realização de políticas públicas essenciais para a população. Simultaneamente, é importante que os contribuintes estejam atentos às suas obrigações fiscais e cumpram corretamente as regras estabelecidas para a declaração do imposto.

+++ Governo federal apresenta proposta para criação de cozinhas solidárias com alimentação gratuita

Veja a lista de documentos necessários para fazer a declaração do IRPF 2023

A base de cálculo do IRPF é a renda bruta, incluindo salários, aluguéis, aposentadorias e pensões, entre outros. No entanto, existem algumas deduções permitidas para reduzir a base de cálculo, como despesas com saúde, educação e previdência privada.

Além do número do recibo da declaração do ano passado, o IR exige algumas informações pessoais. Confira:

  • Título eleitoral;
  • Última declaração do IRPF (se houver);
  • Número da conta bancária para depósito da restituição;
  • Comprovante de residência;
  • Nome, CPF e data de nascimento de dependentes e cônjuge (se houver).

Além disso, é importante lembrar que a Receita Federal exige o CPF de todos os membros da família, mesmo os menores de idade. Caso eles ainda não tenham tirado o documento, é necessário fazer a emissão nas agências dos Correios, da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil.

Outra questão que o contribuinte deve se preocupar é a coleta de informações sobre os rendimentos de todas as empresas para as quais trabalhou em 2022. Em resumo, o valor do salário e retenções dos impostos também devem ser informados, além das contribuições ao INSS e os dados da empresa.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.