MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Sisu 2021: Hoje (23) é o último dia de matrícula da primeira convocação

O Sisu é o programa do MEC para ingressar em um curso de graduação em universidades federais do Brasil. O sistema utiliza as notas do ENEM para selecionar os estudantes

Ministério da Educação
Ministério da Educação - Agência Brasil

Redação
Publicado em 23/04/2021, às 09h03

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Hoje (23) é o último para manifestar interesse na lista de espera do Sisu 2020/21 (Sistema de Seleção Unificada). A inclusão nessa lista pode ser solicitada apenas por quem se inscreveu no SiSU 2021, no primeiro semestre, e não foi classificado em nenhuma das duas opções de curso escolhidas. O candidato deve fazer seu login na página da seleção e escolher para qual das graduações deseja concorrer.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), a relação dos candidatos que manifestarem interesse será repassada para as instituições participantes do SiSU 2021/1 e será de responsabilidade delas a realização das próximas chamadas da seleção. Essas convocações serão feitas nas próprias páginas das instituições de ensino, conforme calendários definidos por elas e diante da disponibilidade de vagas a serem preenchidas.

Ao todo 206.609 vagas foram oferecidas pelo SiSU 2021/1 em 5.571 cursos superiores, de 109 instituições públicas e que contemplam graduações presenciais e a distância (EaD). No caso das instituições federais, obrigatoriamente, pelo menos 50% de suas vagas foram oferecidas por meio do sistema de cotas, lei federal que reserva oportunidades aos estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas (havendo percentual para petros, pardos e indígenas e pessoas com deficiência).

Nas demais instituições participantes do Sisu, a oferta de vagas ou não pela Lei de Cotas ficou a critério delas. Algumas adotaram o mesmo modelo das federais, outras definiram suas próprias ações afirmativas.

Também se encerram nesta sexta-feira ( 23) o prazo para matrícula dos aprovados na primeira chamada do SiSU 2021/1 Os convocados que deixaram para a última hora devem consultar o site do Sisu e a página da instituição para a qual foram classificados para conferir os documentos necessários para ingressar na instituição selecionada.

*trechos com reprodução Agência Brasil

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.