MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

TSE anuncia lançamento de canal no Telegram para combater fake news

O documento, que deve vigorar até 31 de dezembro de 2022, prevê uma série de ações e medidas, incluindo a criação de um canal no Telegram; confira

O Telegram é um dos principais canais utilizados pelos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro
O Telegram é um dos principais canais utilizados pelos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro - Divulgação

Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 17/05/2022, às 20h32

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, anunciou o lançamento do canal verificado do TSE na plataforma digital Telegram. A declaração foi dada na abertura da sessão desta terça-feira (17). O TSE é o primeiro órgão eleitoral do mundo a assinar o acordo com a plataforma.

O documento, que deve vigorar até 31 de dezembro de 2022, prevê uma série de ações e medidas pontuais, incluindo a criação de um canal no Telegram com homologação judicial, que será usado para divulgar informações sobre as Eleições de 2022. Fachin destacou que a medida é um importante passo que mostra que o TSE está na vanguarda mundial do combate à desinformação antes das eleições de outubro. “Sigamos adiante, firmes no propósito de defesa da democracia”, afirmou.

Pelo acordo, a plataforma também dará suporte técnico para o desenvolvimento de um assistente virtual que responderá às dúvidas dos usuários sobre a eleição brasileira, além de criar um novo recurso para sinalizar conteúdos não informativos.

A parceria também disponibiliza ao TSE um canal extrajudicial para que denúncias possam ser feitas dentro da plataforma, com o próprio Telegram investigando para verificar se os canais denunciados violam as políticas internas.

O TSE também firmou acordo com outras plataformas além do Telegram

O Telegram é um dos principais canais utilizados pelos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), que é candidato à reeleição -- em outras plataformas Bolsonaro já teve vários conteúdos bloqueados e foi notificado de informações falsas.

No dia 15 de fevereiro, o TSE firmou e renovou parcerias com as principais redes sociais e plataformas digitais para compartilhamento de informações e vídeos. Fazem parte do acordo para tomar ações coordenadas contra notícias falsas nas eleições de 2022: Twitter, TikTok, Facebook, WhatsApp, Google, Instagram, YouTube, LinkedIn, Kwai e Spotify.

Desde 2018, os Juízes Eleitorais trabalham para combater a disseminação de notícias falsas relacionadas às eleições e à Justiça Eleitoral. Os memorandos de entendimento, que não tem custo para o TSE, fazem parte do Programa de Enfrentamento à Desinformação, lançado em agosto de 2019 e que se tornará permanente em 2021.

Na segunda (16), o Telegram aderiu ao programa, prometendo implementar medidas específicas para combater a disseminação de conteúdo falso.

Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.