MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Última semana para concorrer a bolsa de estudo de 100% em cursos de graduação

As inscrição do Prouni 2023 para concorrer a uma bolsa de estudo de 100% em cursos de graduação encerram às 23h59 desta sexta-feira (30); Saiba mais

Estudantes reunidos
Estudantes reunidos - Canva
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 27/06/2023, às 16h42

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Esta é a última semana para osestudantes brasileiros se candidatarem para concorrer a uma bolsa de estudo de 100% em cursos de graduação. As inscrições para o Prouni 2023 (Programa Universidade para Todos) para o segundo semestre foram abertas nesta terça-feira (27) e seguem até às 23h59 da próxima sexta-feira (30). 

Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC), serão oferecidas um total de 276.566 bolsas de estudo de 100% e 50% em instituições de educação superior privadas. 

Dessas, 215.530 são bolsas integrais, cobrindo 100% do valor da mensalidade, enquanto 61.036 são bolsas parciais, que cobrem 50% do valor da mensalidade. Essas bolsas serão destinadas tanto para cursos de graduação como para cursos superiores sequenciais de formação específica.

+ SAIU A LISTA: Veja como consultar resultado da segunda edição do Sisu 2023

Saiba como se inscrever 

Para realizar a inscrição, é necessário que o participante possua um cadastro no Login Único do Governo Federal e crie uma conta no portal Gov.br. Caso já possua um cadastro, basta fazer o login utilizando o CPF e a senha.

Durante o processo de inscrição, é importante que o candidato informe um e-mail e número de telefone válidos. Além disso, será necessário preencher informações cadastrais tanto próprias quanto referentes ao grupo familiar. 

O candidato também deverá selecionar, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência. Essa seleção deve ser feita considerando a renda familiar bruta mensal per capita do candidato e a adequação aos critérios estabelecidos na Portaria Normativa MEC nº 1, de 2015.

Veja as condições 

Para ser elegível a uma bolsa, o candidato precisa ter participado de uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - 2021 ou 2022 - e ter obtido uma pontuação mínima de 450 pontos na média das notas das cinco provas, além de não ter zerado a nota na prova de redação.

No caso de concorrer a uma bolsa integral do programa, o candidato deve comprovar uma renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Desde o dia 1º de maio de 2023, o valor do salário mínimo no Brasil é de R$ 1.320,00.

Segundo com o Edital nº 9/2023, publicado em 7 de junho, o candidato deve satisfazer pelo menos uma das seguintes condições:

  • Ter concluído o ensino médio em uma escola da rede pública;
  • Ter concluído o ensino médio em uma escola da rede privada como bolsista integral;
  • Ter cursado parcialmente o ensino médio em uma escola da rede pública e parcialmente em uma escola da rede privada como bolsista integral da própria escola privada;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de pedagogia e licenciatura destinados à formação do magistério da educação básica; Nesses casos, não há requisitos de renda.

Essas são as condições estabelecidas pelo edital para a elegibilidade dos candidatos ao programa.

Saiba como consultar o resultado 

O processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) referente ao segundo semestre de 2023 será realizado em duas chamadas consecutivas. Os resultados com a lista dos candidatos pré-selecionados estarão disponíveis no Portal Acesso Único em 4 de julho, para a primeira chamada, e em 24 de julho, para a segunda chamada.

Além disso, para obter mais informações, é possível entrar em contato por meio do telefone 0800-616161.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.