MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

Uso de máscaras no transporte público de SP não será mais obrigatório em todo o Estado

Estado de São Paulo reflexibiza medidas de combate à covid-19 e uso de máscaras deixa de ter obrigatoriedade em todos os municípios; saiba mais

Um homem segura uma máscara de proteção contra à covid-19
Um homem segura uma máscara de proteção contra à covid-19 - Freepik - Em SP, o uso de máscaras deixa de ser obrigtarório no transporte público
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 08/09/2022, às 16h36

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O uso de máscaras no transporte público de São Paulo não será mais obrigatório em todo o Estado. O Governo e a prefeitura de SP decidiram por liberar o uso da proteção facial nos meios de transporte. O parecer ocorre após recomendação do Conselho Gestor da Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde de São Paulo (SCPDS) – antigo Comitê Científico.

Com a decisão, a obrigatoriedade do uso de máscaras será mantido nos locais destinados à prestação de serviços de saúde. Já no transporte público, o uso passa a ser opcional, mas recomendado. 

+ Mirando reeleição, Bolsonaro promete Auxílio Brasil de R$ 800

Medida valerá a partir de amanhã

De acordo com o Portal do Governo de SP, a medida passa a valer a partir desta sexta-feira (9). Novos decretos serão publicados no Diário Oficial do Estado e do Município sobre o tema.

Após nova avaliação realizada pelo Conselho Gestor, formado por especialistas em saúde pública, o atual cenário epidemiológico da COVID-19 permite a flexibilização do uso da proteção. No entanto, a orientação do órgão é de que a população continue utilizando máscaras nos meios de transportes, como metrô, ônibus e trens.

Ainda segundo o Conselho, a recomendação é efetivamente direcionada para idosos que tenham idade a partir dos 60 anos e para pessoas imunossuprimidas. Também como justificativa, a equipe afirma que o estado tem altas taxas de cobertura vacinal e queda expressiva nas internações por covid-19, além de uma taxa de óbitos por milhão de habitantes menor do que em países desenvolvidos. 

Já quando comparado os números da pandemia que foram registrados no início deste ano em SP, houve queda significativa de 90% das internações e mortes pelo vírus. Segundo os números oficiais, pacientes com a doença internados em Unidades de Terapia Intensiva caiu de 4.091 em 3 de fevereiro para 363, atualmente. Também houve queda de mortes na média móvel, o que representou diminuição de 288 em 9 de fevereiro para 27, no mesmo período.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.