MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Vacina contra varíola dos macacos poderá fazer parte do calendário nacional de vacinação

Ao menos 58 países já confirmaram casos da varíola dos macacos. Autor do PL acredita que não se deve esperar surto maior da doença

Os casos de varíola dos macacos tem crescido em todo o mundo
Os casos de varíola dos macacos tem crescido em todo o mundo - Shutterstock

Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 19/07/2022, às 17h22

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Os casos de varíola dos macacos tem crescido em todo o mundo. No Brasil, já foram registrados mais de 440 casos da doença. Diante desse cenário, o Projeto de Lei 1917/22 pretende incluir a vacina contra a varíola dos macacos no Calendário Nacional de Imunização do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é que o imunizante se torne obrigatório para todas as pessoas indicadas em regulamento pelo Ministério da Saúde. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

Segundo a proposta, a imunização deverá ser feita com a vacina composta pelo Modified Vaccinia Ankara-Bavarian Nordic (MVA-BN), indicado para a prevenção da varíola dos macacos (em inglês, monkeypox). O autor do projeto, deputado Geninho Zuliani (União-SP), acredita que com a erradicação da varíola no Brasil em 1980 e a posterior suspensão das campanhas de vacinação no país, a suscetibilidade à doença aumentou.

O deputado avalia que não se deve esperar o surto tomar maiores proporções para que se decida incluir o imunizante no Programa Nacional de Imunização (PNI). O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

+++Partidos devem definir candidatos às Eleições 2022 a partir desta quarta (20)

Ao menos 58 países já confirmaram casos da varíola dos macacos

Dos casos registrados, 312 estão no estado de São Paulo, 71 no estado do Rio de Janeiro, 33 no estado de Minas Gerais, 8 no Distrito Federal, 6 no estado do Paraná, 4 no estado de Goiás , e 4 no estado do Rio Grande do Sul, três na Bahia, dois do Rio Grande do Norte, dois no Espírito Santo, dois no Ceará, além de Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina com um caso cada.

O vírus Monkeypox é transmitido de pessoa para pessoa através do contato próximo com feridas, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama. O período de incubação é geralmente de 6 a 13 dias, mas pode ser de 5 a 21 dias.

Os sintomas da varíola dos macacos incluem bolhas no rosto, mãos, pés, olhos, boca ou genitais, febre, linfonodos inchados, dor de cabeça, dores musculares e falta de energia.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.