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Veja como se cadastrar para ter acesso ao Auxílio Reconstrução, destinado às famílias do RS

Benefício criado para ajudar as famílias do RS, o Auxílio Reconstrução no valor de R$ 5.100,00 pode ser pago para beneficiários cadastrados; Saiba como

Doações para vítimas das enchentes no RS
Doações para vítimas das enchentes no RS - Gustavo Mansur - Palacio Piratini
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 21/05/2024, às 16h40

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O Auxílio Reconstrução é um benefício de R$ 5.100,00 criado pelo Governo Federal para auxiliar as famílias gaúchas que perderam suas casas ou bens nas enchentes de maio de 2024

O valor é pago em parcela única e pode ser usado para comprar itens essenciais, como móveis, eletrodomésticos, roupas e materiais de construção, ou para reformar a casa danificada.

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Quem pode receber?

  • Famílias desalojadas ou desabrigadas em um dos 369 municípios gaúchos com situação de calamidade pública, ou emergência pública reconhecida pela Defesa Civil nacional até 15 de maio de 2024 (lista disponível online);
  • Beneficiários do Bolsa Família que se encaixam na situação acima;
  • Cidadãos que recebem seguro-desemprego, residem em área atingida pelas chuvas, tiveram que sair de casa e perderam bens com a enchente.

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Como se cadastrar?

O cadastro é feito em três etapas:

1) Prefeituras:

  • A partir de 20 de maio, as prefeituras dos municípios afetados devem enviar dados sobre as famílias desalojadas ou desabrigadas para o governo federal;
  • Duas planilhas estão disponíveis no site do Auxílio Reconstrução para serem preenchidas pelo gestor público municipal autorizado, no sistema transfere.Gov, por meio de senha cadastrada.

2) Famílias:

  • A partir de 27 de maio, o responsável pela família beneficiada deve confirmar o cadastro no site;
  • Acesse o botão “Sou Cidadão” com o login e senha cadastrados no site Gov.br;
  • Em caso de erro, as prefeituras receberão os cidadãos para corrigir dados;
  • Os dados serão cruzados com outros cadastros para atestar endereços e CPFs.

3) Pagamento:

  • A Caixa Econômica Federal receberá a lista dos nomes aptos e fará o depósito na conta;
  • Famílias não precisam abrir contas. A Caixa identificará se o responsável já possui conta-poupança ou corrente na instituição e fará o crédito automaticamente.
  • Caso o beneficiário não tenha conta, o banco abrirá uma Poupança Social Digital para o pagamento;
  • O valor poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem.

Quando o dinheiro será pago?

  • A estimativa é que os primeiros pagamentos sejam feitos ainda em maio, mas depende da velocidade com que os dados forem enviados pelas prefeituras e confirmados pelas famílias;
  • Quanto antes o cadastro for feito, mais rápido o dinheiro estará disponível.

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