Faltam apenas três dias para as eleições 2022 e aumenta a quantidade de voto declarado para presidente da República. Saiba quem vai votar em Lula ou em Bolsonaro
Faltam apenas três dias para as eleições 2022, que serão realizadas no próximo domingo (2). Com a proximidade do 1º turno, aumenta a quantidade de voto declarado por intelectuais, artistas e atletas para o cargo de presidente da República. Lula (PT) lidera a preferência.
A lista das personalidades que apoiam o petista é extensa. Seja por se identificar com o candidato e com suas propostas de governo ou simplesmente em nome do voto útil para que Bolsonaro (PL) não seja reeleito, inúmeros chamosos reveleram seus votos a favor de Lula.
Muitos deles, inclusive, participaram de um ato promovido pela campanha do candidato do Partido dos Trabalhadores no Anhembi, em São Paulo, na última segunda-feir (26). Nele, estiveram presentes nomes como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque, Pabllo Vittar, Paulo Miklos, Daniela Mercury e Paulo Vieira.
Além deles, compareceram também Emicida, Margareth Menezes, Duda Beat, Walter Casagrande, Djamila Ribeiro, Itamar Vieira Júnior, Lilia Schwarcz, Silvio Almeida, Johnny Hooker, Fabiana Cozza, Vladimir Brichta, Júlia Lemmertz e Claudia Abreu. Artistas internacionais enviaram apoio por meio de vídeo: os atores Mark Ruffalo e Danny Glover e o cantor Roger Waters.
LEIA TAMBÉM
+Saiba o que fazer se não receber a restituição do Imposto de Renda nesta sexta
A cantora Anitta foi uma das primeiras artistas a tornar público o seu voto para presidente em Lula, por meio das suas redes sociais. Depois dela, a influenciadora Boca Rosa (Bianca Andrade) e a atriz Bruna Marquezine também revelaram votar no 13.
Nesta terça (27), o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, pediu voto útil para Lula (PT), apesar de ter relatado processo do mensalão contra petistas lá atrás. Assim como ele, o jurista Miguel Reale, autor do pedido de impeachment da ex-presidenta Dilma, também votará no Lula.
Wagner Moura, Milton Nascimento, Gal Costa, Lázaro Ramos, Bruno Gagliasso, Mara Bethânia, Nando Reis, Maria Gadu, Lenine, Drica Moraes, Preta Gil e Malu Mader são outras personalidades que apoiam que o petista seja eleito presidente já no 1º turno. Muitos deles participaram de dois vídeos produzidos pela Mídia Ninja e pelo coletivo 342 Artes para a campanha "Vira voto".
Veja abaixo um dos vídeos:
Em linhas gerais, optar pelo voto útil é o mesmo que abrir mão de votar no candidato com o qual mais se identifica para votar naquele que tem mais chances de vencer o que você não quer que ganhe ou avance para o 2º turno. Caetano Veloso, por exemplo, que é eleitor de Ciro Gome (PDT), terceiro colocado nas pesquisas, vai deixar de votar nele para votar em Lula.
As últimas pesquisas eleitorais, entre elas a Ipec, divulgada na última segunda (26) e a Genial/Quaest, publicada na terça (27), revelam que Lula tem mais de 50% das intenções de votos válidos, excluídos os brancos e nulos. Sendo assim, ele teria chances reais de vencer a disputa já no domingo.
+Saiba a ordem de votação e como emitir o e-Título, que pode ser baixado só até sábado
Outros diversos artistas, intelectuais e atletas já deixaram claro que preferem Bolsonaro na presidência. Entre eles estão:
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.