MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Agendamento de consultas ampliado no IAMSPE

As consultas no ambulatório são agendadas a cada 10 ou 15 minutos.

Redação
Publicado em 18/08/2009, às 13h55

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) está mudando seu sistema de agendamento de consultas médicas. Agora, os usuários são atendidos com hora marcada. As consultas no ambulatório são agendadas a cada 10 ou 15 minutos, dependendo da especialidade.

A mudança começou em julho para consultas novas e está sendo ampliada em setembro para as consultas de retorno, que são aquelas em que o paciente retorna para controle do tratamento ou mesmo para trazer resultados de exames.

O agendamento com hora marcada substitui o antigo modelo de marcação por blocos, no qual as consultas de vários pacientes eram agendadas para um determinado período de tempo. Com isso, o usuário que chegava primeiro era atendido na frente. Como todo mundo queria passar pelo médico na frente, era comum a aglomeração de pessoas nos corredores, principalmente na parte da manhã.

Agora isso não existe mais. Quem tem consulta marcada para as 10h, por exemplo, e chegar às 7h com o objetivo de ser atendido no início da manhã terá de esperar até o horário da consulta. Foi criada uma central de atendimento única em cada um dos cinco andares do ambulatório e os guichês localizados no corredor se restringem à alguns tipo de atendimento, como marcação de exames especiais e cirurgias.

Por isso, a direção do ambulatório do HSPE recomenda que as pessoas cheguem, no máximo, 30 minutos antes do horário de atendimento. Do mesmo modo, o usuário deve evitar atrasos superiores a 15 minutos, justamente para não perder sua consulta.

Retorno          

Outra mudança feita foi no código de retorno. Antes, o usuário passava pelo médico e depois retornava ao guichê para pegar um código para marcar a consulta do retorno. Hoje, esse código é fornecido no início do atendimento, em uma das centrais de atendimento instaladas no ambulatório. O documento é anexado ao receituário.

Se o médico entender que a pessoa precisa da consulta de retorno, o código pode ser usado. Caso contrário, o médico cancela o registro. Isso evita que o usuário perca tempo se dirigindo novamente ao guichê.

Ambulatório

A marcação de consultas é apenas uma das modificações feitas no ambulatório, que incluem placas de sinalização de acordo com o novo logo (emblema) do IAMSPE. Na triagem, a readequação do espaço ampliou a área de convivência, que recebeu novas cadeiras, purificador de água moderno e aparelhos de televisão.

Foi criado um espaço de acolhimento aos idosos, com ampliação do número de assentos.

Um sistema de senhas eletrônicas substitui o antigo modelo viva voz. O ambulatório também foi pintado e faixas coloridas de sinalização estão sendo colocadas no chão para ajudar os pacientes a se localizar no hospital. Fonte: Assessoria de Imprensa do IAMSPE.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.