MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Governo apressa criação de 560 cargos de advogado

Dilma Rousseff deverá sancionar projeto de lei nos próximos dias. Cargos devem ser providos ainda em 2012

Redação
Publicado em 15/05/2012, às 13h30

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News
A Advocacia-Geral da União (AGU) está com inscrições abertas para o cargo de advogado da união até o dia 28 deste mês, mas um novo concurso para a função já começa a ganhar forma. 
Foi aprovado na última semana no Senado, um projeto de lei originado na Câmara dos Deputados que cria 560 cargos de advogado da união para provimento em 2012. O texto já havia sido aprovado na Câmara, onde ficou estagnado desde 2010 até o começo deste ano, e chegou à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado no final de abril, onde foi aprovado junto com um requerimento para que sua tramitação se desse em regime de urgência. 
O relator da proposta na CCJ, senador Humberto Costa (PT-PE), defendeu a ampliação do efetivo, que há mais de uma década estaria estagnado em 1.800 servidores.  Ele destacou, ainda, a implementação de juizados especiais federais como um dos principais fatores para a criação dos novos cargos. 
O líder do governo no congresso, senador José Pimentel (PT-CE), disse que é do interesse do executivo federal estruturar melhor a AGU e, por isso, a necessidade da criação dos novos postos. 
A matéria segue agora para sanção presidencial e a expectativa é pela pronta aprovação por parte da presidente Dilma Rousseff. 
Outros detalhes  A AGU defende os interesses da União, inclusive em ações no Supremo Tribunal Federal (STF), e exerce consultoria jurídica para os ministérios e para outros órgãos do Poder Executivo federal. 
O atual concurso realizado pelo órgão, que para todos os efeitos deve ser adotado como parâmetro, teve a autorização expedida pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) em novembro de 2011. O órgão levou quase cinco meses para divulgar o edital. O cargo exige bacharelado em direito e apresenta remuneração inicial de R$ 14.970,60.  A taxa de participação da atual seleção, organizada pelo Cespe/UnB, é de R$ 135. 

Reinaldo Matheus Glioche/SP

*Com informações da Agência Senado
Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.