MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Edital do Procon será publicado no sábado, dia 11

Em entrevista ao JC&E, o chefe de gabinete do órgão, Carlos Coscarelli, revelou diversos detalhes do próximo concurso

Leandro Cesaroni
Publicado em 07/05/2013, às 11h55

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O mês de maio começa com uma boa notícia para os concurseiros do Estado de São Paulo. O edital que regulamentará o próximo concurso do Procon/SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado de São Paulo) será divulgado no próximo sábado (11). A informação foi confirmada ao JC&E pelo chefe de gabinete do órgão, Carlos Coscarelli, que adiantou outros detalhes do edital que anunciará a abertura de 310 vagas de todos os níveis escolares, com salários entre R$ 962,05 e R$ 4.149,54, na capital e em mais oito cidades do interior e litoral de São Paulo. Vale lembrar que a organizadora da seleção é a Vunesp.

Jornal dos Concursos & Empregos – Quando o concurso foi anunciado, em novembro, o senhor afirmou em entrevista que a maioria das ofertas seria para a capital. Essa previsão está mantida?

Carlos Coscarelli –Sim, a maioria das ofertas está na capital paulista, são 253. As outras 57 vagas serão distribuídas nas sedes do Procon. Nós já temos seis sedes, no interior e litoral do Estado, e estamos criando mais duas. Enfim, além da capital, haverá oportunidades nas cidades de Santos, São José dos Campos, Sorocaba, Campinas, Bauru, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Presidente Prudente. Os candidatos poderão escolher a localidade para a qual concorrerão no ato da inscrição.

JC&E – E a partir de quando essa inscrição poderá ser realizada? Qual será o prazo?

CC –Bom, o edital sai agora no dia 11 de maio. Quem quiser participar poderá se inscrever entre os dia 13 de maio e 14 de junho.

JC&E – Em relação à prova, ela será aplicada em todas as cidades onde será feita a lotação das vagas?

CC –Isso. A prova será realizada na capital e nas oito cidades do interior e litoral. Ela está prevista para o dia 28 de julho e será uma etapa única, prova objetiva e de redação, no mesmo dia. O horário ainda não foi definido.

JC&E – Haverá mais vagas para qual nível de escolaridade?

CC – A maior parte delas será destinada aos cargos de nível superior. Teremos sete oportunidades de nível fundamental, 14 de nível médio e 289 para nível superior.

JC&E – Essas são as vagas imediatas, certo? O concurso prevê também formação de cadastro reserva?

CC –Não necessariamente cadastro reserva, mas teremos uma lista de classificação e vamos tentar chamar mais gente, para completar mais vagas.

JC&E – Qual é a estimativa do Procon para a homologação do concurso?

CC –Olha, nós até temos uma estimativa sim, mas é a Vunesp quem pode soltar uma previsão. Deve ser em novembro. Nós pretendemos contratar este ano ainda, em novembro ou dezembro, pelo menos uma parte dos aprovados.

JC&E – E, além do salário, com quais benefícios esses aprovados poderão contar quando ingressarem no órgão?

CC –Todos os cargos envolvidos no concurso oferecem vale-refeição, vale-alimentação, convênio médico, auxílio-creche e vale-transporte.

JC&E – Os candidatos convocados para nomeação serão submetidos a algum tipo de curso de formação?

CC –Nós temos sim uma preparação interna, principalmente para o cargo de especialista em proteção e defesa do consumidor, já os aprovados nas demais funções passarão mais por uma apresentação mesmo, de uns dois dias, para entender como as coisas funcionam por aqui.

JC&E – O senhor acha que o preenchimento das 310 vagas anunciadas nesse concurso vai suprir a defasagem existente hoje no quadro de servidores do Procon?

CC –Não. Não vai suprir. O quadro de servidores do Procon precisaria contar com 920 funcionários. Hoje, nós somos apenas 420. Com a realização desse novo concurso, chegaremos a 740 servidores. Ou seja, precisaríamos preencher ainda quase 200 vagas.

JC&E – E já há previsão de abertura de um novo concurso, para oferecimento dessas quase 200 vagas que faltam para completar o quadro de servidores do órgão?

CC –Ainda não há previsão, mesmo porque nós só podemos realizar concurso para os cargos de base. Essas vagas restantes envolvem outras carreiras. Por isso, precisamos primeiro preencher esse nível de base, e aguardar a subida desses profissionais para o nível seguinte, para depois sim conseguir preencher esses outros postos, através do plano de carreira.

TABELA DE CARGOS E VAGAS

Cargos

Escolaridade

Vagas

Auxiliar de manutenção e serviços gerais

Fundamental

7

Técnico de suporte administrativo

Médio

14

Especialista em proteção e defesa do consumidor

Superior

260

Analista de tecnologia da informação e comunicação

Superior

12

Analista de suporte administrativo

Superior

9

Secretário

Superior

7

Bibliotecário

Superior

1

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Procon

Procon SP - Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Administrativa, Operacional
Escolaridade: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: SP

+ Agenda do Concurso

07/05/2014 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.