A presidente Dilma Rousseff sancionou, na segunda-feira (5), nove leis que autorizam a criação de 51 novas varas do Trabalho, além de alterarem a composição de vários Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs). As novas unidades abrirão 601 oportunidades em nove Estados.
As regiões contempladas são as do Estado de Mato Grosso (23ª), Rio Grande do Sul (4ª), Pernambuco (6ª), Santa Catarina (12ª), Goiás (18ª), Alagoas (19ª), Sergipe (20ª), Paraná (9ª) e Rio Grande do Norte (21ª).
Os projetos de lei da Câmara (PLCs) foram aprovados pelo plenário do Senado no mês de agosto e desde então aguardavam a sanção presidencial.
Só no Mato Grosso serão 60 novas oportunidades divididas entre os municípios de Alto Araguaia, Colniza, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Peixoto Azevedo e Sapezal. São previstos seis cargos de juiz do trabalho, seis de juiz substituto, 18 de analista judiciário e 30 de técnico judiciário.
No Rio Grande do Sul, doze cidades terão 170 novos postos, sendo 17 de juiz do trabalho, 114 de analista e 39 de técnico. Mais 132 vagas estão em Pernambuco, contemplando nove municípios. São 12 cargos de juiz e mais 120 entre técnico e analista judiciários.
Em Santa Catarina serão mais 46 chances: duas para juiz do trabalho, duas para juiz do trabalho substituto, 30 para analista e 12 para técnico. O Estado de Goiás terá 12 novas varas, gerando um total de 25 cargos de juiz e 22 de analista. Em Alagoas serão mais duas varas, contemplando vagas para juiz (3), analista (20) e técnico (15). Em Sergipe serão três novas unidades em Aracajú, com 17 cargos de analista, 12 de técnico e 6 de juiz. O Paraná deverá ter mais 3 cargos de juiz de tribunal. Já no Rio Grande do Norte serão cinco novas varas, sendo dez vagas para juiz, 46 para analista e 14 para técnico.
Renan Abbade/SP
Veja também:TRE/PE: Tribunal define Carlos Chagas como organizadoraGoverno Federal: Mais de 54 mil vagas podem ser preenchidas em 2012Siga o JC Concursos no Google News