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Edital com 60 vagas deve sair neste mês

As oportunidades são para candidatos de nível superior

Redação
Publicado em 01/08/2008, às 13h22

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O Arquivo Público do Estado de São Paulo, órgão vinculado à Casa Civil, deve publicar, em agosto, o edital com 60 vagas ao cargo de Executivo Público I. De acordo com a Assessoria de Imprensa do órgão, o documento ainda está em fase de elaboração pela comissão responsável pelo processo seletivo e a organizadora da seleção será conhecida em breve.

Para participar do concurso, o candidato deve ter, entre outros requisitos, o ensino superior completo. Segundo a Associação dos Executivos Públicos do Estado de São Paulo (Aepesp), o salário para este cargo é de R$ 2.173,76, composto, em sua maior parte, de gratificações. Ao salário-base de R$ 445,56 são acrescidas as gratificações executiva (R$ 1.247,17), fixa (R$ 35,68), extra (R$ 25,35), geral (R$ 80), uma gratificação autorizada em 2004 (R$ 270) e uma última, denominada Gasa, que é de R$ 60. Parte dessas gratificações, segundo a Aepesp, serão contadas para efeito de aposentadoria.

Os aprovados deverão atuar na sede do Arquivo, à rua Voluntários da Pátria, 596, próximo à Estação Tietê do Metrô, na capital paulista.

Atribuições

O cargo de Executivo Público existe em várias secretarias e, em cada uma delas, desenvolve uma atividade específica. No geral, porém, são funções do servidor:

- prover, no nível organizacional de sua atuação, o aporte técnico e metodológico para o desenvolvimento e continuidade das ações de serviço público;
- prestar assistência ao respectivo dirigente na execução nas questões das atividades técnicas do órgão;
- elaborar e/ou participar da elaboração de planos, programas e projetos, bem como de sua execução;
- elaborar diagnóstico e propor medidas para a solução de problemas identificados;
- produzir informações gerenciais que sirvam de base à tomada de decisões e ao planejamento das atividades do órgão;
- orientar a execução de projetos específicos e a elaboração de normas e manuais de procedimentos;
- realizar estudos e desenvolver outras atividades que se caracterizam como de apoio técnico à execução, acompanhamento, controle e avaliação das atribuições próprias do órgão;
- realizar estudos para o desenvolvimento de instrumentos de avaliação e controle das atividades, planos e programas da respectiva unidade;
- elaborar e implantar sistema de acompanhamento e controle das atividades do órgão, visando à avaliação de sua eficiência e eficácia;
- realizar estudos e pesquisas para permanente atualização de métodos e técnicas utilizados;
- elaborar e/ou rever minutas de anteprojeto de lei e de decreto e outros atos administrativos de conteúdo normativo;
- prestar orientação técnica às unidades integrantes da estrutura do órgão;
- emitir pareceres técnicos, responder a consultas formuladas e elaborar relatórios;
- opinar conclusivamente em assuntos relativos à respectiva área de atuação;
- promover intercâmbio de dados e informações.

Últimas seleções

Os últimos concursos de Executivo Público foram realizados em 2006, com vagas para as secretarias da Cultura e Meio Ambiente. No caso desta última, as provas foram aplicadas pela Fundação Vunesp. Os candidatos responderam a questões de português, inglês, raciocínio lógico, administração pública, atualidades, economia, entre outras matérias pertinentes à legislação ambiental.

Juliana Pronunciati/SP

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