MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Gerente de RH revela detalhes dos próximos concursos

O primeiro edital, com 63 postos, deve ser publicado ainda no mês de janeiro. As demais oportunidades devem sair em março

Redação
Publicado em 28/09/2011, às 11h38

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News
A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) informou que prepara dois concursos públicos para 2012. Serão publicados editais para mais de 700 vagas em carreiras de níveis médio e superior. As informações são de Alfredo Falchi Neto, gerente de recursos humanos da companhia, que concedeu na última semana entrevista exclusiva à equipe do JC&E .
A forte retomada da expansão das linhas, com o consequente aumento de usuários, estimula a contratação de novos servidores: “(temos hoje) 8.850 posições, (índice) aquém das nossas necessidades. Daí os procedimentos que estamos tomando para reforçar esse quadro”, explicou Falchi. Os novos funcionários serão admitidos em duas etapas, na primeira serão abertas 63 vagas, que já foram aprovadas pelos órgãos administrativos do governo do Estado. Haverá chances para as carreiras de operador de transporte metroviário, assistente administrativo jr., oficial de manutenção industrial, entre outras – confira a relação completa no quadro abaixo. 
Na segunda fase, devem ser oferecidas 700 oportunidades para início imediato, com expectativa de publicação do edital para o mês de março. “Elas são, basicamente, para a área operativa, para que a gente possa fazer um trabalho no sentido de reduzir o número de horas-extras que estamos praticando. Ao mesmo tempo, haverá chances para quadros técnicos de nível superior que serão alocados nos projetos em desenvolvimento no plano de obras da companhia”, declarou o gerente. Nesse lote estariam chances para cargos como OTM - operador de transporte metroviário, ASM - agente de segurança metroviário, agente de estação, técnico de sistemas metroviários, analistas de desenvolvimento e gestão e engenheiro. A abertura desse edital depende de aprovação do Conselho de Defesa de Capitais (Codec), órgão vinculado à Secretaria da Fazenda, que dá o aval para que sejam concedidas as autorizações de concursos pelo governo estadual paulista.
Confira abaixo a íntegra da entrevista concedida à JCTV.


O número de contratações poderá ser ainda superior aos 700 postos anunciados, uma vez que o Metrô pretende convocar outros profissionais aprovados caso haja novos postos durante a validade da seleção. Com essas medidas, a companhia espera suprir o quantitativo de pessoal para os próximos dois ou três anos.
Remuneração – Os salários oferecidos pelo Metrô/SP variam entre R$ 1.400 (operador de transporte metroviário) a R$ 5 mil (engenheiro). A empresa ainda oferece benefícios como vale-alimentação, vale-transporte e plano de previdência complementar. Os aprovados serão contratados em regime de CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Os funcionários podem ter um acréscimo salarial de duas formas, além do valor previsto em acordo sindical: na primeira, chamada de estepe, a cada doze meses o profissional é avaliado e pode obter um aumento salarial de 5%; e há a progressão de nível, que pode ser obtida a cada 36 meses e que oferece um reajuste superior.
E como conseguir cravar na carteira o carimbo do Metrô/SP? Falchi disse que a melhor forma de preparação para os candidatos é consultar nas páginas da companhia e da Fundação Carlos Chagas, que foi definida novamente como organizadora, e buscar os editais e as provas de concursos anteriores. Segundo o gerente, não deve haver qualquer mudança no conteúdo a ser cobrado nas próximas provas. Todos os cargos terão apenas etapa de prova escrita, com exceção do cargo de agente de segurança, que conta também com prova de capacidade física.
Ofertas - Confira o quadro de vagas do concurso da Companhia do Metropolitano de São Paulo, que deverá selecionar candidatos para 63 oportunidades e cujo edital está previsto para janeiro de 2012.

Escolaridade

Cargo

Nível médio

Operador de transporte metroviário

Técnico de sistemas metroviários

Oficial de logística – almoxarifado

Oficial de manutenção de instalações

Oficial de manutenção industrial

Oficial de movimentação

Ajudante – almoxarifado

Assistente administrativo jr.

Nível superior

Analista de desenvolvimento de gestão jr.

Engenheiro jr.


Aline Viana

Veja também:
SME/SP: Concurso para bibliotecário sai nos próximos dias
Polícia Civil/SP: Alckmin libera 391 vagas para agente de polícia
1.352 vagas: PF quer autorização este ano e concursos em 2012
Siga o JC Concursos no Google News

Sobre FCC - Fundação Carlos Chagas

Instituição de direito privado e sem fins lucrativos, a Fundação Carlos Chagas (FCC) concentra suas atividades em duas grandes áreas: pesquisa/educação e organização de concursos/processos seletivos. A banca pode ser contatada pelo telefone (11) 3723-4388, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

+ Resumo do Concurso Metrô

Metrô
Vagas: 763
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Operacional
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Superior
Faixa de salário:
Organizadora: FCC
Estados com Vagas: SP

+ Agenda do Concurso

27/09/2012 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.