A Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul (PCRS) vai divulgar, ainda em maio, o edital do concurso que vai preencher um total de 700 oportunidades nas carreiras de inspetor (350) e escrivão (350).
A seleção ficará sob responsabilidade da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), conforme nota divulgada no site da organizadora no dia 6 de setembro de 2012, após reunião entre o diretor de desenvolvimento da FDRH, Cláudio dos Santos e o diretor da Divisão de Recrutamento e Seleção (DRS) da Academia da Polícia Civil, delegado Luis Henrique Gasparetto. No dia 13 de maio, foi assinado o contrato entre o governo e a empresa.
A realização do processo seletivo foi anunciada pelo governador Tarso Genro no final do ano passado, durante aula magna por ele ministrada aos alunos da 45ª turma do Curso de Formação de Delegados de Polícia, no auditório da Academia de Polícia Civil do Rio Grande do Sul, no bairro Navegantes, na capital.
De acordo com o governo gaúcho, 400 aprovados já serão encaminhados às delegacias ainda no primeiro semestre. O restante dos classificados começará a atuar no segundo semestre.
A última seleção da Polícia Civil, também organizada pela FDRH, foi aberta no final de 2010 e contava com um total de 500 ofertas nas carreiras de escrivão (250) e inspetor (250). Ambos os cargos exigiam nível superior e CNH, no mínimo, na categoria B. Com jornadas de trabalho de 40 horas semanais, os vencimentos iniciais eram de R$ 2.055,16. O processo seletivo contou com as etapas de exame intelectual, avaliação de capacidade física, exame de saúde, sindicância de vida pregressa, além de curso de formação profissional. Na ocasião, as provas para as funções não aconteceram na mesma data, possibilitando ao candidato inscrever-se e concorrer aos dois postos.
Siga o JC Concursos no Google News