As vagas serão distribuídas entre as carreiras de agente de segurança penitenciária (200) e agente de escolta e de vigilância penitenciária (200); ambos os cargos contam com seleção em andamento
A Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP/SP) recebeu autorização do governador Geraldo Alckmin para tomar as providências necessárias para a abertura de concurso público, visando o preenchimento de 400 ofertas. O despacho foi publicado na edição desta sexta-feira (5) do Diário Oficial do Estado.
As vagas serão distribuídas entre as carreiras de agente de segurança penitenciária (200) e agente de escolta e de vigilância penitenciária (200).
A secretaria realizou recentemente processos seletivos para os cargos e a Fundação Vunesp foi a responsável pelos certames. Para agente de escolta e vigilância penitenciária, foram oferecidas 150 vagas e a organização registrou 15.409 inscritos. As provas foram aplicadas no dia 9 de junho.
Com remuneração inicial de R$ 2.202,76, o posto exige nível médio, sexo masculino, idade entre 18 e 40 anos, altura mínima de 1,65m e Carteira Nacional de Habilitação nas categorias B, C, D ou E. Os aprovados cumprem jornadas de 12 horas de trabalho por 36 horas de descanso ou jornada de 12 horas de trabalho por 24 horas de descanso, sendo que a jornada seguinte a esta será de 12 horas seguidas de trabalho por 48 horas seguidas de descanso.
Já para agente de segurança penitenciária, foram abertas 200 oportunidades, sendo 150 para homens e 50 para mulheres. As vagas serão distribuídas entre as unidades prisionais pertencentes à SAP, de acordo com a necessidade da administração. Segundo a organização do processo seletivo, 30.103 pessoas se inscreveram, sendo 11.749 para as vagas femininas e 18.354 para as masculinas. As avaliações aconteceram no dia 14 de abril.
A carreira de agente de segurança penitenciária exige nível médio completo e oferece remuneração de R$ 2.729,88. A jornada é de 12 horas seguidas de trabalho por 36 horas seguidas de descanso.
Os candidatos passam pelas etapas de prova objetiva (com questões de língua portuguesa, matemática e conhecimentos gerais); prova de aptidão psicológica; prova de aferição de altura e condicionamento físico; e comprovação de idoneidade e conduta ilibada na vida pública e na privada e investigação social.
Atribuições
Agente de escolta – desempenhar atividades de escolta e custódia de presos, em movimentações externas e a guarda das unidades prisionais, visando evitar fuga ou arrebatamento de presos, entre elas: ações de vigilância do preso durante o período de tempo no qual se fizer necessário, sua movimentação externa ou sua permanência em local diverso da unidade prisional, ações de vigilância da unidade prisional nas muralhas e guaritas que compõem as suas edificações.
Agente de segurança – cabe ao posto registrar a inclusão de presos; orientar os presos recém-chegados, explicando-lhes o uso das celas e dos diversos utensílios, bem como as disposições regulamentares da unidade; recolher os presos, escoltando-os até as celas e trancando-os com chaves de segurança; fazer a chamada dos presos, para constatar possíveis faltas e providenciar as medidas que se fizerem necessárias; entre outros.
Atualizada às 15h35 do dia 29 de julho de 2013
SAP
Vagas: 400
Taxa de inscrição:
Não definido
Cargos:
Não definido
Áreas de Atuação: Administrativa,
Operacional,
Segurança Pública
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: SP
Mais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.