MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

1,7 mil vagas em curso de Aprendizes

Interessados poderão se inscrever pela Internet ou em organizações militares de 3 a 22 de janeiro. Taxa de par

Redação
Publicado em 03/01/2008, às 11h30

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Interessados poderão se inscrever pela Internet ou em organizações militares de 3 a 22 de janeiro. Taxa de participação no valor de R$ 11. Prova com questões de Português, Matemática e Ciências


A Marinha abrirá em janeiro período de inscrições para processo que selecionará 1,7 mil jovens do sexo masculino, entre 18 e 22 anos, para admissão a uma das quatro Escolas de Aprendizes-Marinheiros (EAM) do Brasil. O curso de formação, com duração de um ano, é a porta de entrada para a carreira naval.

Aprovado, o aluno é promovido ao posto de Marinheiro e incorporado ao Corpo de Praças da Marinha, assumindo compromisso de tempo de serviço de dois anos. Na seqüência, é designado para servir a bordo de navio ou organização militar, para cumprir estágio inicial, destinado à avaliação do desempenho ao longo do primeiro ano na graduação de Marinheiro. Enfim, aprovado neste estágio, é que o aprendiz está apto a permanecer no serviço ativo da Marinha.

O curso é realizado em regime de internato, inteiramente gratuito, em um período único escolar de 48 semanas, em que serão ministradas disciplinas do ensino básico e do ensino militar-naval. O aluno terá direito à remuneração pertinente à sua graduação, como previsto na Lei de Remuneração dos Militares. Ou seja, quando for promovido ao posto de Marinheiro, receberá salário de um Marinheiro da ativa.

Durante o curso o aluno será submetido a exame psicológico, para avaliar aspectos de personalidade, motivação e a compatibilidade do mesmo com o perfil exigido para a carreira de praças.

O candidato poderá optar no ato da inscrição por qual escola estudar. Há quatro possibilidades: em Fortaleza/CE, Recife/PE, Vitória/ES e Florianópolis/SC.

Requisitos

São condições necessárias para a inscrição:

a) ser brasileiro nato, do sexo masculino;
b) ser solteiro, não viver em concubinato ou união estável e não ter filhos;
c) ter mais de 18 e menos de 22 anos de idade no dia 26 de janeiro de 2009, data do início do curso (nascidos entre 27 de janeiro de 1987, inclusive, e 25 de janeiro de 1991, inclusive);
d) ter concluído, com aproveitamento, o ensino fundamental até a data prevista no calendário de eventos para a verificação de documentos;
e) ter idoneidade moral e bons antecedentes para integrar o Corpo de Praças da Marinha (art. 11 da Lei nº 6.880/80 - Estatuto dos Militares).
Se militar ou membro da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros Militar, em atividade, apresentar, na data do início do período de adaptação, previsto no calendário de eventos, atestado de idoneidade moral e bons antecedentes, emitido pela autoridade a quem estiver subordinado, conforme modelo no edital;
f) não ser ex-aluno de Escolas de Aprendizes-Marinheiros;
g) encontrar-se em dia com as obrigações civis e militares;
h) não estar sub judice ou respondendo a inquérito;
i) efetuar o pagamento da taxa de inscrição;
j) possuir registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
k) possuir documento oficial de identificação, com fotografia;
l) cumprir as demais instruções específicas para o processo seletivo.

Avaliações

A seleção será composta de prova escrita objetiva única, de caráter eliminatório e classificatório, com 50 questões de conhecimentos gerais de Matemática, Português e Ciências; e eventos complementares, de caráter eliminatório, constituídos de seleção psicofísica, teste de suficiência física e verificação de dados biográficos.

Inscrições

Os interessados poderão se inscrever, entre 3 e 22 de janeiro, pela Internet e em organizações militares da Marinha, mediante pagamento de taxa de R$ 11.

Pela Internet, a inscrição será recebida no site da Diretoria de Ensino da Marinha (www.ensino.mar.mil.br), no link "concursos", das 8 horas do dia 3 de janeiro às 16h30 do dia 22, horário de Brasília. O pagamento pode ser feito por débito em conta-corrente, preferencialmente para correntistas do Banco do Brasil, ou pela apresentação do boleto bancário impresso, em qualquer agência do Banco do Brasil, até o dia 23 de janeiro.

Para efetuar inscrição em organização militar, o candidato deverá:

a) apresentar documento oficial de identificação, com fotografia, original;
b) apresentar CPF original;
c) apresentar declaração de residência com CEP;
d) receber o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição;
e) realizar o pagamento da taxa de inscrição, nas agências do Banco do Brasil, por meio do boleto bancário até o dia 23 de janeiro, no horário bancário dos diversos Estados do País;
f) retornar ao local de inscrição, entre o 5º e o 10º dia útil subseqüente ao pagamento, com o boleto bancário pago, para receber o comprovante de inscrição, documento que será exigido nas diversas etapas e eventos do processo seletivo.

Edital

O edital da seleção pode ser obtido abaixo.


Luciana Quierati

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Marinha

Marinha - Marinha do Brasil
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Educação, Forças Armadas, Segurança Pública
Escolaridade: Alfabetizado, Ensino Fundamental
Faixa de salário:
Organizadora: www.dinamicaconsultoria.com.br
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

02/01/2009 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.