Publieditorial

5 hábitos de concurseiros altamente eficazes

Há alguns hábitos de concurseiros que são comuns entre os aprovados e talvez listá-los seja útil para você neste momento

5,00(100.0%)1 voto(s)

Publieditorial
Publicado em 19/09/2019, às 11h48

Estudos para concurso
Divulgação

Muitas pessoas me perguntam o que separa os aprovados daqueles que não conseguem a aprovação. Há, é verdade, alguns hábitos de concurseiros que são comuns entre os aprovados e talvez listá-los seja útil para você neste momento.

Confira a seguir cinco hábitos de concurseiros altamente eficazes!

1) Fazer dos estudos um hábito

Por falar em hábito, estudar como um estilo de vida e um hábito que se pratica todos os dias é um dos diferenciais dos aprovados. Isso torna o ato de estudar em algo natural e prazeroso, e não um fardo, como acontece para muitos.

No começo, pode ser desafiador ter que estudar todos os dias ou quase isso. Mas com o tempo, pelo menos 21 dias, os estudos se tornam algo integrado à rotina. Crie uma planilha de 21 dias de estudo, podendo estudar todos os dias, em dias intercalados ou conforme o seu ciclo de estudos – veja no link mais sobre esta metodologia.

Veja a seguir no vídeo como criar o hábito de estudar todos os dias:

2) Não se comparar e nem temer a concorrência

Na verdade, toda vez que você se compara com alguém, você perde. Você é um ser único, com habilidades e competências próprias. Tem o seu próprio modo de estudar e perceber as coisas. Precisa encontrar a sua maneira de obter resultados, independentemente do que os outros estão fazendo. Criar o seu modelo próprio de estudo – utilizando sim as técnicas mais eficazes – é outro hábito comum entre os aprovados. Não se compare: seja justamente diferente e use com inteligência os seus recursos próprios.

É bom saber a proporção de candidatos por vagas e tudo mais. Mas a concorrência não pode ser parâmetro para as suas conquistas. Seja confiante e faça o seu melhor antes de perder tempo ou temer os concorrentes.

3) Manter uma metodologia de estudo

Ter uma metodologia de estudo faz com que você aproveite bem o seu tempo útil, dá perspectiva do que precisa ser feito e organiza todo o conteúdo a ser estudado. Uma das metodologias que mais indico, como já disse, é o ciclo de estudos. Mas há outras formas de estudar que podem ser mais alinhadas com o seu perfil. Veja no vídeo abaixo a comparação:

O importante é escolher um método de estudo que permita que você revise tudo o que estudou, que tenha horários específicos (que podem ou não ser fixos) e que tenha uma sequência realista para estudar.

4) Não se desmotivar com a reprovação

Muitos candidatos que foram aprovados em concursos públicos foram reprovados em algum momento em outras seletivas. Isso é muito comum e acontece com a maioria. Mas isso não significa desistir. É importante tomar fôlego e continuar, usando o que você já sabe, para seguir rumo à sua meta de ser aprovado. Veja no vídeo abaixo algumas dicas sobre reprovação:

5) Manter o foco em todas as situações

O foco em todas as situações é essencial. Entregue-se ao momento: na hora de estudar, você só estuda. Na hora de fazer simulados, não faça nada além disso. Na hora de saber como estudar melhor ou escolher uma metodologia, empenhe-se em organizar as ideias. Comprometa-se com o que precisa ser feito, sem desculpas.

Espero que tenha gostado. Por hoje era isso. Forte abraço e bons estudos!

Thiago Cabral é professor do Estratégia Concursos

concursos publicos

Comentários

Mais Lidas