6 dicas para quem pretende prestar concurso público

Confira dicas básicas para ir bem em todas as etapas de preparação para o concurso desejado

Publieditorial
Publicado em 04/06/2019, às 12h38

None

Poucas coisas tiram mais o sono de um concurseiro do que o período que antecede a prova do concurso público desejado. A ânsia pela realização de um sonho ou conquista de um objetivo de vida, que pode representar segurança financeira e satisfação profissional, faz com que a fase de preparação, crucial para a aprovação, seja um período difícil para o candidato.

Para facilitar este percurso de estudos, Gabriel Henrique, professor e coach de eficiência da Central de Concursos, com ampla experiência em sala de aula, preparou seis dicas para guiar o candidato rumo à aprovação no concurso. Confira, abaixo, quais são elas:

  1. Defina o alvo. Escolha a área e a carreira que você pretende seguir. É preciso levar em conta um conjunto de variáveis na hora da escolha, como a afinidade com o trabalho que vai ocupar boa parte do seu dia.
  2. Motivação. No concurso público, a motivação tem de ser a conquista da sua vaga, o seu salário e a garantia da estabilidade. Manter-se motivado impulsiona os estudos e torna mais leve o processo de preparação para uma prova.
  3. Preparação antecipada. Estudo antecipado é outra atitude recomendável, porque, quando saem os editais, pode não haver tempo hábil para estudar todo o conteúdo que será cobrado na prova.
  4. Plano de estudos. Essa nova rotina requer organização e montar um cronograma é essencial para ajudá-lo nesse processo. É a partir dele que você vai planejar seus estudos e conciliá-los com suas responsabilidades pessoais e profissionais. Lembre-se de sempre estabelecer metas realistas e coerentes com os seus horários, evitando, assim, desânimo por não cumprir o objetivo.
  5. Revisão. No período de revisão, você não vai estudar tudo de novo. Não há tempo para isso, nem é necessário. Faça a revisão lendo nos textos as partes sublinhadas e as anotações feitas. Estude pelos resumos, esquemas e fichas que você elaborou durante sua fase de preparação.
  6. Curso preparatório. Procure um curso preparatório que seja seu parceiro, que o acompanhe e o oriente em todas as etapas da preparação. Ter uma orientação pedagógica experiente, com professores especialistas em concursos públicos, será imprescindível na hora de colocar em prática as 5 dicas anteriores.

Gabriel Henrique, diretor e professor da Central de Concursos

Comentários

Mais Lidas