A difícil arte de dizer não

Para aqueles que estão em busca de algum objetivo, a palavra "não" possui várias funções que, se utilizadas de forma adequada, produzirão um efeito poderoso em sua vida

Daniel Sena
Publicado em 26/04/2017, às 11h23

Uma das palavras mais poderosas que existe é o não. Ao mesmo tempo que é poderosa, posso te afirmar que é uma das palavras mais difíceis de ser dita, principalmente em uma sociedade como a nossa em que sempre tentamos agradar uns aos outros.
Para aqueles que estão em busca de algum objetivo, esta palavra possui várias funções que, se utilizadas de forma adequada, produzirão um efeito poderoso em sua vida.
A primeira delas, e que me parece uma das mais importantes, está diretamente relacionada ao foco. Quando temos um objetivo é preciso focar toda nossa energia nele e, para focarmos em alguma coisa, é imprescindível dizermos não para as outras. Dizer não para uma coisa significa dizer sim para outra. Está aqui uma das utilidades mais difíceis de se realizar. 
Conseguir dizer não para outras oportunidades que aparecem ao longo do caminho e que aparentemente estão ligadas ao nosso objetivo é um grande desafio. Podemos pegar o exemplo de um concurseiro que estuda para a área policial. Ao longo dos seus estudos sai um edital para a área fiscal, que ele considera uma boa oportunidade, apesar de nunca ter estudado para esse tipo de concurso. Ele perde o foco na área policial e começa a estudar para a área fiscal. Não passa em um e acaba não passando no outro. Ter foco é saber orientar toda energia para um objetivo sem se preocupar com as outras oportunidades que aparecerão pelo caminho e que não fazem parte do seu objetivo.
Uma vez focado, outra utilidade surge para a palavra não. É preciso dizer não para tudo aquilo que te afasta do objetivo. Existem situações que se apresentam em nossa vida e que muitas vezes não têm nada a ver com o que queremos. É pura distração. Tipo aquela viagem que surge com o edital aberto. Por mais tentadora que pareça, a pergunta que você deve se fazer é: será que agora é o melhor momento para curtir minha vida? Dizer não neste momento pode representar uma dor imediata, mas certamente se transformará em prazer lá na frente. Essa troca é muito difícil para quem está em busca de uma vida plena e feliz. Temos a tendência de optarmos pelo prazer imediato e pela fuga da dor. Contudo, o prazer de hoje, poderá provocar uma imensa dor amanhã. Desta forma, é importante que você entenda que os objetivos mais valiosos requerem um sacrifício imediato em prol da conquista futura. É o que costumo chamar de pagar o preço. Posso te garantir que pagar o preço pelo seu sonho é algo que vale muito a pena, mas para isso você precisará aprender a dizer não várias vezes.
A terceira grande utilidade da palavra não vem atrelada a um outro comportamento. Quem quer alcançar alguma coisa que valha a pena, não deve desistir nunca deste objetivo. De fato, qualquer grande conquista requer um comportamento resiliente, capaz de insistir por mais que as circunstâncias pareçam contrárias às suas forças. É preciso dizer não para essa força que tenta te fazer desistir do seu sonho. Você é o único que pode te levar até lá. Eu sei que está doendo. Eu sei que está cansado. Eu sei que muitos duvidam de você. Eu sei que parece nunca chegar. Mas confie em você e não desista. Não desistir é a única forma que você tem de chegar. Essa na verdade é a grande diferença de quem chega e de quem não chega no objetivo. Quem diz não para o desejo de desistir acaba dizendo sim para o desejo de continuar, e essa pequena atitude poderá se tornar o grande diferencial na sua caminhada para o sucesso. 
Pessoas vitoriosas são aquelas aptas a dizer não todas as vezes que for necessário. Seja para outros objetivos, seja para as distrações, ou mesmo para a vontade de desistir, ao dominar o poder de dizer esta pequena palavra, você se aproximará a cada dia mais do seu objetivo e nada poderá impedi-lo de alcança-lo.  Então, por mais difícil que pareça, jamais tenha medo de dizer não quando for preciso. Tenho certeza que nunca se arrependerá disso.
Daniel Sena é advogado, professor de direito constitucional, palestrante e coach para concurso público. Site: www.danielsena.com.br

Comentários

Mais Lidas