Quando um concurseiro me procura, em geral, está procurando aconselhamento, respostas, rumo. Não raro tem um plano, mas não tem objetivo, tem uma meta, mas não tem compromisso. O que quase nunca falta ao concurseiro, no entanto, é ansiedade. O artigo de hoje será sobre a lógica dos concursos que racionalizarei em algumas dicas e conselhos indispensáveis para um bom rendimento.
Não existe um tempo certo para ser aprovado em concursos, tampouco funciona correr para este objetivo. Afinal, uma coisa é esperar pelos resultados quando se está estudando regularmente e com qualidade, organização e concentração. Outra, bem diferente, é esperar os frutos de uma preparação sem cuidado, sem responsabilidade e compromisso. Nesse último caso, os resultados nunca vão aparecer.
Se este é o seu caso, aconselho a uma mudança drástica de atitude e no seu sistema de estudo: utilize técnicas, avalie resultados sem pressa, treine, exercite, revise mais uma vez e tenha calma. O tempo vai mostrar o que está funcionando e o que precisa ser melhorado.
Como diz o Professor Fábio Gonçalves, quando você começa a estudar para concursos, você entra em uma fila. Para ficar bem posicionado nela é preciso aprender a estudar, estudar, fazer questões, simulados, persistir... Enfim, ir criando “calo” de concurseiro. Nos próximos concursos que você for prestar, lembre-se que irão passar aqueles que estão melhor posicionados na fila, aqueles que já estão pagando o preço do sucesso há mais tempo.
Se você ainda não está na posição necessária, se está perto ou se começou agora, temos uma boa notícia: os mais bem preparados vão passar e sair da fila. Em seguida na fila virão os que estavam mais próximos, aqueles que entraram nela um pouco depois e assim sucessivamente, portanto, enquanto você estiver seguindo as técnicas de organização e planejamento, estudando e treinando, e fazendo provas, você estará na fila. Se você desanimar e parar de estudar você sai da fila ou recua de posição. Assim, não saia da fila. Mesmo que tenha que reduzir o ritmo vez ou outra, procure sempre fazer sua parte: ficar na fila.
Um último conselho que gostaria de dar hoje é para você começar logo! Agora! Quanto antes você realizar um bom planejamento (montar um quadro horário, preparar o local de estudo e reunir a bibliografia básica, por exemplo), quanto melhor for o seu estudo (desenvolver técnicas e exercitar o foco) e quando mais preciso for o seu treino (fazer provas, questões e simulados), mais rápido você entra na fila e mais rápido você vai sair dela para o serviço público. Por isso, tenha sempre em mente que:
Não existe um tempo certo para a aprovação, por isso não tenha pressa;
Seu objetivo é passar, não passar em primeiro, por isso mantenha-se na fila.Quanto antes e melhor for sua preparação, mais rápido você obterá resultado e mais rapidamente dará seu lugar na fila para outros concurseiros que estão iniciando na trajetória. É a natureza dos certames, a lógica dos concursos. Não deixei que a ansiedade atrapalhe sua caminhada rumo ao topo dessa fila, mantenha a atitude positiva e siga em frente!
William Douglas é juiz federal, professor universitário, palestrante e autor de mais de 40 obras, dentre elas Como Passar em Provas e Concursos e As 25 Leis Bíblicas do Sucesso. Site: www.williamdouglas.com.br. Acompanhe-o nas redes sociais (@site_wd, @site_wd2 e William Douglas - Facebook).Siga o JC Concursos no Google News