Tudo Sobre

Concurso Marinha

Marinha Mercante tem concurso para formar 386 oficiais

Serão 238 vagas para o CIAGA, no Rio de Janeiro, e 148 no CIABA, em Belém. Oportunidades são para formação de oficiais de máquinas e náuticos e são voltadas somente aos que concluíram o nível médio



Redação
Publicado em 16/07/2012, às 15h08

Já estão abertas as inscrições para o processo seletivo promovido pela Diretoria de Portos e Costas (DPC) para completar 386 vagas de oficiais nas Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM).

Os cursos são ministrados em regime de internato, nos centros de instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), que conta com 238 vagas, e Almirante Braz de Aguiar (CIABA), com 148, localizados nos municípios do Rio de Janeiro (RJ) e Belém (PA), respectivamente. Designado pela DPC, o CIAGA também foi incumbido de coordenar e executar o processo de seleção.

O candidato poderá optar pelos cursos de oficiais de máquinas e de oficiais de náutica, constituídos de dois períodos. O primeiro é acadêmico, com seis semestres letivos e permissão de saídas aos fins de semana, feriados e férias escolares. Já no segundo, o oficial realiza estágio embarcado, com duração mínima de seis (máquinas) e doze (náutico) meses.

Os cursos são gratuitos, mas os alunos contam com remuneração mensal durante o período acadêmico; auxílio financeiro durante o estágio; alimentação e alojamento; assistências médica, odontológica, psicológica, social e religiosa; e uniformes. Durante os cursos, os alunos ficam impedidos de se casar ou ter filhos, com o risco de ter a matrícula cancelada, caso surjam estes imprevistos.

Após o término do curso, o aluno será declarado 2º oficial de máquinas ou náutica da Marinha e 2º tenente da reserva da Marinha, assim como diplomado bacharel em Ciências Náuticas, reconhecido como graduação de nível superior. Mais detalhes podem ser encontrados no endereço www.ciaga.mar.mil.br.

Inscrições e requisitos

As inscrições são aceitas somente via internet até o dia 29 de julho, mediante taxa de R$ 50, no endereço www.ciaga.mar.mil.br. Para participar, o interessado deverá ter entre 17 e 23 anos; ser solteiro e não ter filhos; não estar grávida (mulheres); ter formação de nível médio, entre outros.

Etapas da seleção

Os candidatos que optarem por realizar a prova de conhecimentos em alguma das cidades das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, concorrerão somente aos postos oferecidos pelo CIAGA. Já aqueles que fizerem as avaliações no Nordeste e no Norte, concorrerão ao CIABA. Confira a lista de municípios no edital anexo ao lado.

Além do exame (que será aplicado nos dias 1 e 2 de setembro, com questões de português, inglês, matemática, física e redação), o processo seletivo terá etapas de reunião de instruções; avaliação psicológica; seleção psicofísica; teste de suficiência física; e período de adaptação e verificação de documentos; todas eliminatórias.

George Corrêa

+ Resumo do Concurso Marinha

Marinha - Marinha do Brasil
Vagas: 386
Taxa de inscrição: R$ 50
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Forças Armadas
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Organizadora: Marinha
Estados com Vagas: AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO

+ Agenda do Concurso

11/07/2012 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
29/07/2012 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
01/09/2012 Prova Adicionar no Google Agenda
02/09/2012 Prova Adicionar no Google Agenda
02/09/2013 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

Comentários

Mais Lidas