Adeus ano velho, feliz ano novo

Toda passagem de ano é ideal para reflexão. Geralmente as pessoas aproveitam esse período para iniciar novos projetos ou renovar a força para executar os projetos que não foram cumpridos ainda

Daniel Sena
Publicado em 29/12/2015, às 10h09

Toda passagem de ano é um momento ideal para reflexão. Geralmente as pessoas aproveitam esse período para iniciar novos projetos ou renovar a força para executar os projetos que não foram cumpridos ainda. Nesse ponto, o início de um novo ano acaba exercendo um papel motivacional fundamental na luta pelo o que se deseja. Aproveitando a oportunidade, gostaria de falar com vocês sobre os comportamentos que podem leva-los ao sucesso em 2016. 
Tanto os novos projetos quanto os velhos, para serem concretizados, dependem das atitudes que você desenvolve ao longo do ano. O que realiza não é a vontade, mas sim a atitude.
Tenho visto muitos concurseiros por todo o Brasil com muita vontade de passar, mas com pouca atitude. Geralmente o camarada começa a estudar com toda a força no início do ano e, a medida que os dias vão passando, esse ritmo vai diminuindo até chegar no estado de estagnação.  A grande questão que vejo como sendo a mais importante para concretização dos projetos que estamos iniciando agora é o comportamento que nos dispomos a desenvolver em 2016.
Para iniciá-lo de forma efetiva e torná-lo um ano de realizações, a primeira coisa que você precisa fazer é desejar, mas um desejar com atitude. A maior parte dos projetos que sonhamos não se realiza porque nascem, crescem e morrem no âmbito dos nossos pensamentos. Desejamos, sonhamos, até planejamos os mínimos detalhes, contudo não agimos. Se não agimos, não os tornamos reais. Vontade sem atitude é morta. Então, se você tem muitos sonhos nesse ano, esteja pronto para colocar a mão na massa e fazê-los acontecer.
Outro ponto que considero crucial é o cuidado com as informações que vocês recebem. A quem você deve dar ouvidos ao longo do caminho? Dê ouvidos a quem te edifica. Dê ouvidos a quem te coloca para cima. Dê ouvidos a quem demonstra ter cuidado com sua vida, cujos conselhos são despretensiosos. Todo pensamento negativo se inicia pelas coisas que ouvimos e que deixamos contaminar nossa motivação. Notícias negativas, de que o mundo está piorando, de que tudo será destruído, de que as pessoas são todas más, de que não teremos mais concursos públicos no Brasil, são notícias que não nos edificam. Pelo contrário, elas espalham o pânico em nosso coração e minam completamente a nossa força de vontade, elemento essencial na concretização dos sonhos. Nunca deixe ninguém te dizer que não é capaz. Todos somos capazes e é essa mensagem que tem que ficar o tempo todo em nossos pensamentos. Em vez de pensar no fracasso ou na fraqueza, alimente pensamentos de força. Invista seu tempo conversando com pessoas otimistas e lendo mensagens positivas, desta forma, você manterá seu pensamento protegido contra todo tipo de ideia destrutiva.
O terceiro ponto que considero fundamental é o autoconhecimento. Invista em você. Invista na sua capacitação. O autoconhecimento é o que fomenta sua capacidade para realizar sonhos. Se você deseja passar em concurso público, invista em um estudo direcionado para acertar as questões das provas. Se você deseja abrir uma empresa, invista no estudo de administração e gestão. Se você deseja ser atleta, invista no conhecimento das melhores técnicas para o desempenho das suas atividades. O maior erro que alguém pode cometer é achar que já sabe tudo. Você pode até saber o que fazer, mas o quanto ainda pode melhorar? Quando você se abre para novos conhecimentos, você descobre um mundo com novas possibilidades. Sempre existe algo novo para se aprender, por mais experiente que você seja, por mais qualificado que esteja. Aprender requer humildade e isso te levará às alturas. 
Portanto, se você fez vários votos na passagem do ano, planejou mudanças, aceitou novos desafios, chegou a hora de fazer tudo isso acontecer de verdade. Se no ano que passou seus planos não se concretizaram, reveja seu comportamento, pois ele certamente não foi suficiente para torna-los realidade. O que passou, passou. Aprenda o que puder com cada experiência vivida em 2015 e olhe para frente. A vida acontece agora e só o seu comportamento de hoje poderá trazer o ano feliz que tanto deseja.
Daniel Sena, coordenador do Focus Concursos, professor de direito constitucional e especialista em concursos públicos. Facebook: /ProfDanielSena. Twitter: @ProfDanielSena. YouTube: ProfDanielSena.

Comentários

Mais Lidas