MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Como conciliar estudos e festas de fim de ano

Veja dicas para aproveitar as festas de fim de ano sem deixar os estudos de lado.

Cláudia Jones
Publicado em 18/12/2013, às 10h56

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News
Essa correria de fim de ano, compras de Natal, programação de réveillon, enfim, festas e mais festas, é capaz de desviar o foco de muitos candidatos. O recomendável é que o candidato continue se dedicando e mantenha a organização com os estudos.
Para quem está com prova marcada para janeiro e fevereiro, não é hora de parar. Duas semanas podem colocar o candidato atrás de muitos concorrentes que não vão parar de jeito nenhum. Talvez essa seja a hora que vai fazer a diferença na sua prova.
Claro que uma pausa para a ceia de Natal ou Ano Novo com a família é sempre bom,mas nada além disso. Deixe para curtir as próximas festas de fim de ano já com dinheiro no bolso e a estabilidade garantida. É só mais um pouquinho de sacrifício.
Não é possível o candidato lutar o ano inteiro – ou quase isso – para desanimar logo agora, a pouco tempo de muitos concursos que estão na reta final! Imagine que outros candidatos tão dedicados quanto você já saíram da disputa, pois estão (bem) empregados, ganhando muito, muito bem depois deterem conseguido a vaga tão sonhada na administração pública.Certamente, este é um bom motivo para tomar um chá de ânimo e seguir em frente. 
Por outro lado, há sempre o pessoal que pega “carona” quando um edital é lançado e corre para estudar às pressas porque a única certeza que tem é a de que o tempo para a preparação será inevitavelmente curto.
Um outro detalhe é que tenho notado que a chegada das férias da faculdade e até mesmo do trabalho, em vez de trazer benefícios, como mais tempo para o sujeito estudar na reta final dos concursos, acaba provocando um abandono quase que total dos livros, em muitos casos. Isso não deve acontecer! Essa pausa pode significar a perda do ritmo de estudo e uma consequente baixa na “produção”, na obtenção de conhecimento, até porque, normalmente,as semanas que antecedem uma prova são reservadas para o candidato tirar dúvidas e refazer exercícios. Sendo assim, interromper esse processo pode ser danoso.
Alguns alunos dizem estar cansados do ritmo alucinante que as aulas impõem, do estudo estafante que pode já estar se arrastando há longos meses ou até anos,outros porque precisam dar um tempo para a “máquina” não pifar. Concordo, mas só em parte. Aliás, uma parte bem pequena. Nesse caso, só para quem não tem prova marcada. Aí, sim, vale a pena parar para não causar danos à máquina.
As prováveis datas das provas fazem com que eu lance um alerta para você que se interessou por concursos como os da Polícia Federal, Finep, Ministério do Turismo, ICMS/RJ e INSS, entre outros: deixe um pouco de lado a correria pelas compras de fim de ano, o amigo oculto e a cervejinha no fim do dia com os colegas, pois o seu prazo é curto. Mas dependerá só de você transformá-lo no tempo suficiente para me contar, em breve, que uma das vagas é sua! 
Cláudia Jones, especialista em concursos do site Questões de Concursos.
Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos AASP

AASP
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda

18/12/2014 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.