Planeje a sua aprovação

Para ingressar em uma carreira pública é necessário planejamento. Não fique só torcendo, contando com a sorte. Esforce-se, batalhe, trabalhe duro para conquistar os seu objetivos e alcançar os seus sonhos.

Redação
Publicado em 08/05/2012, às 16h04

De Lucca
Imagine um jovem que, depois de pensar muito, decidiu que será médico: afinal, é uma bela carreira. A partir desta decisão, vamos imaginar dois cenários:
1º cenário:  o jovem continua sua vida normalmente até a época do vestibular. Nesta ocasião, se informará sobre as faculdades (talvez uma não tão concorrida – se é que existe), prestará o vestibular e, se tiver sorte, ingressará na faculdade;
2º cenário: a partir do momento que decidiu, informa-se sobre as melhores faculdades e como são os seus vestibulares. No colégio, mais do que passar de ano, prepara-se para o vestibular, estudando inclusive outras matérias que não foram vistas na escola. Faz um plano de estudos. Adquire materiais específicos e participa de simulados.
Lógico que, nesta comparação intencionalmente tendenciosa, vemos que no segundo cenário o jovem terá uma chance muito maior de ingressar em uma boa faculdade, talvez até em uma escola pública, e de tornar-se um médico bem sucedido.
Agora, imagine alguém que decidiu ingressar na carreira pública. Pois é, a ideia é a mesma. Uma coisa é decidir ingressar em uma atividade interessante, com boa remuneração, estabilidade e benefícios. Outra, é realmente preparar-se para ser aprovado no concurso.
Para ingressar em uma carreira pública é necessário planejamento. Não fique só torcendo, contando com a sorte. Esforce-se, batalhe, trabalhe duro para conquistar os seu objetivos e alcançar os seus sonhos.
Comece pela escolha da carreira. Decida-se por uma área: administrativa, bancária, policial, tribunais, fiscal, jurídica, educação, saúde, etc. A seguir, avalie o tempo que tem para se preparar. De um modo geral, as carreira com maiores remunerações e prestígio, exigem mais matérias para estudar. Assim, se precisar ingressar rapidamente na área pública, escolha uma carreira que tenha uma quantidade menor de matérias para estudar. Uma vez aprovado e trabalhando, você poderá continuar estudando e futuramente prestar concurso da carreira de seus sonhos. Mas faça esta escolha antes de iniciar seus estudos. Um candidato que estuda específicamente para a área bancária, por exemplo, terá melhores condições de ser bem sucedido em um concurso como o Banco do Brasil, por exemplo, do que alguém que está estudando para a área fiscal.
Decidida a carreira, é hora de planejar seus estudos. O ideal é começar antes de ser publicado o edital, pois há mais tempo. Verifique nos últimos editais quais foram as matérias comuns e inicie por elas. Deixe para estudar as matérias específicas somente após a publicação do edital, pois, normalmente, não sabemos qual o próximo concurso e também podem haver alterações de matérias.
Escolha um local tranquilo para estudar, com poucas chances de distrações ou interrupções. Nada de estudar com celular ou com as redes sociais abertas. Concentração: este é o segredo. O ambiente ideal de estudos é semelhante a uma biblioteca. Lembre-se que, naquele momento, o seu estudo é o seu trabalho e dele dependerá o seu sucesso.
Organize seu tempo de estudos e descanso. Verifique periodicamente o seu planejamento e, se necessário, faça uma nova programação mais adequada à sua realidade. Constate o seu progresso: o que falta estudar e o que já estudou. O acompanhamento do seu rendimento é muito importante para a sua motivação.
Escolha com cuidado o material de estudos. Uma boa dica é visitar a seção de concursos nas grandes livrarias ou visitar uma livraria especializada. Folhear o livro antes da compra e ler alguns trechos permite analisar se a forma que o autor escreve nos agrada. Também é importante verificar se o texto está atualizado, de acordo com os conteúdos programáticos, se é de boa procedência, didático e direcionado para concursos. Se optar por cursos online, veja se as aulas demonstrativas lhe agradam. Procure na internet a opinião de outros alunos sobre estes cursos. Se optar por um curso presencial ou por satélite, assista a algumas aulas gratuitas e aproveite para perguntar aos alunos que estão frequentando a opinião sobre o curso.
Resolva muitas provas anteriores. O estudo para concursos deve ser feito de forma específica e direcionada. Para ser aprovado, além do conhecimento da matéria é necessário ter boa velocidade na resolução das questões. Quanto mais questões o estudante resolver, maior será a sua velocidade de resolução. O treino também é importante para que, no concurso, o candidato saiba quais questões resolver primeiro. 
Um concurso pode ter várias fases. Normalmente, cada fase é caracterizada por um tipo de prova. Alguns têm somente provas objetivas. Outros também têm provas discursivas, exames físicos e até provas orais. É importante que o candidato também vá se preparando para as outras fases do concurso.
Mantenha o foco lembrando-se sempre dos motivos que te levaram a escolher a carreira pública.  Ser aprovado é mais do que sorte: é estudo, treino e dedicação. A grande vantagem da carreira pública em relação à privada é que só depende de você.
Bons estudos e sucesso na carreira pública.
Carlos Alberto De Lucca é professor e desde 1979 prepara candidatos para concursos públicos. cdelucca@uol.com.br.

Comentários

Mais Lidas