MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Cuide de seu lado emocional

Normalmente, começamos animados e esperançosos. Então, vêm as dificuldades, o cansaço e o desânimo. É preciso resistir e manter a motivação. A seguir, algumas dicas.

Redação
Publicado em 21/05/2012, às 16h02

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News
Optar em prestar um concurso público é uma decisão muito corajosa. Não estou me referindo àqueles que decidem prestar a prova sem estudar, como se fosse uma loteria (vai que dá uma sorte...). Refiro-me aos se preparam seriamente para o desafio. Investir tempo, dinheiro, abrir mão de horas de descanso e lazer sem ter a certeza do sucesso não é fácil.
É muito comum, durante a preparação, aparecer um desânimo e muitas dúvidas. Será que vou passar? Será que foi a opção correta?
Não é fácil. Todo candidato, atleta, enfim, toda pessoa que se prepara para alguma forma de avaliação tem este tipo de insegurança junto com a ansiedade.
Assim, se você está nos grupos dos candidatos que decidiram se preparar de fato para o concurso, é muito importante cuidar do seu lado emocional. Somente assim conseguirá superar todas as fases necessárias para ser bem sucedido nas provas. Mesmo com o apoio de amigos e familiares, a opção pela carreira pública é individual, portanto, cuide deste lado constantemente.
Normalmente, começamos animados e esperançosos. Então, vêm as dificuldades, o cansaço e o desânimo. É preciso resistir e manter a motivação. A seguir, algumas dicas.
Lembre-se dos motivos. Motivação vem de motivo, assim, lembre-se dos motivos que te levaram a escolher determinada carreira pública.  Por exemplo, se você está interessado em uma carreira devido à remuneração e à estabilidade, faça um cartaz escrevendo o salário e a palavra estabilidade e coloque-o próximo ao seu local de estudos.
Confiança. É importante que você saiba que merece a vaga e que é capaz de ser aprovado como resultado de seu esforço. Ser aprovado é mais do que sorte: é estudo, treino e dedicação. Você é capaz desde que estude o necessário. Lembre-se que uma das vantagens da carreira pública em relação à privada é que só depende de você: não precisa ter boa aparência, condução própria, ser simpático e não há entrevista; basta passar nas provas.
Imagine-se aprovado. Imagine-se na carreira pública que escolheu e a sensação de dever cumprido com a sua aprovação no concurso e de todas as mudanças que ocorrerão.  
Organize seu tempo de estudos e descanso. Verifique periodicamente o seu planejamento do tempo de estudos e, se necessário, faça uma nova programação mais adequada à sua realidade. Constate o seu progresso: o que falta estudar e o que já estudou. O acompanhamento dos seus progressos é muito importante para a sua motivação.
Bons estudos e sucesso na carreira pública.
Carlos Alberto De Lucca é professor e desde 1979 prepara candidatos para concursos públicos.  cdelucca@uol.com.br.
Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.