MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Aprovação fica mais fácil quando se sabe o que quer

Esta semana recebi um simpático e-mail de um leitor desta coluna. Em poucas palavras, ele disse que tem o sonho de trabalhar no Banco Central e pede algumas orientações para que possa alcançar esse objetivo.

Redação
Publicado em 13/09/2011, às 15h47

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News
Paulo de Freitas
Esta semana recebi um simpático e-mail de um leitor desta coluna. Em poucas palavras, ele disse que tem o sonho de trabalhar no Banco Central e pede algumas orientações para que possa alcançar esse objetivo. Em sua mensagem, esse leitor diz que é formado em administração de empresas e já trabalha em um banco privado. A aspiração deste leitor é a mesma de milhares de candidatos que optaram em batalhar por um cargo público via concursos. Por isso, a orientação que ele pede serve para todos os que em o mesmo objetivo.
Analisando superficialmente a mensagem deste leitor é possível dizer que ele tem tudo que um candidato precisa para ser bem sucedido em um concurso público. Em primeiro lugar, ele diz que tem o sonho de trabalhar no Banco Central. Esse deve ser o ponto de partido de todo candidato a concurso. Quando se tem um alvo determinado, fica mais fácil você  organizar um projeto de estudo. No caso de nosso leitor, ele já tem definido que pretende uma vaga no Banco Central.
O segundo ponto positivo que vejo na mensagem do nosso amigo é que ele é formando em Administração de Empresas. Um dos fatores para que o funcionário público se sinta feliz no cargo que vai ocupar é trabalhar na área de sua formação. Profissionais da área de Administração têm boas chances de ser bem sucedido no quadro de funcionários do Banco Central.
O terceiro fator favorável ao remetente do e-mail é que ele já trabalha em um banco privado. Ou seja, já está acostumado com a rotina do serviço de uma instituição financeira. Nada melhor do que você assumir um cargo público e trabalhar em uma função que já está acostumado. Certamente, a dificuldade de adaptação com o novo emprego será bem menor.
Como eu já frisei acima, o exemplo deste leitor é útil para todos os que almejam ser bem sucedido em concurso público. Ter como objetivo um determinado concurso. Escolher um cargo compatível com a área de formação e buscar um emprego público com atribuições semelhantes ao trabalho que já certamente vão encurtar o árduo caminho até a aprovação.
Para completar, é necessária muita disciplina e força de vontade no período de preparação, que deve começar com a leitura do conteúdo programático do último concurso para o mesmo cargo. Após essa leitura, o interessado deve começar a separar o material (livros e apostilas) compatível com o programa. Baixar provas anteriores e resolver os exercícios exaustivamente também é uma boa pedida. Finalmente e o mais importante: separar um período diário para os estudos.
Agindo desta forma, nosso querido leitor e todos os candidatos interessados em se tornar funcionários públicos, dificilmente deixarão de alcançar o objetivo em um futuro bem próximo.
Paulo de Freitas é jornalista e funcionário público. Tem mais de 13 anos de experiência na área de concursos públicos. E-mail: paulokassaco@ig.com.br

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.