MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Nome na lista de aprovados vale qualquer sacrifício

Não se preocupe com as festas de fim de ano. Deixe essa preocupação a cargo do “bom velhinho”. Lembre-se que a aprovação em concurso requer dedicação exclusiva

Redação
Publicado em 23/11/2011, às 16h05

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News
Paulo de Freitas
Já foi anunciado que a Fundação Carlos Chagas será a responsável pela realização do concurso do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). A expectativa é que o edital seja publicado ainda este ano e as provas sejam aplicadas no início de 2012. Um conhecido meu reclamou da publicação ocorrer em um final de ano. Segundo ele, é um período de festas e fica difícil se dedicar aos estudos enquanto a família e amigos estão “curtindo”.
Candidatos que pensam desta forma dificilmente terão êxito neste concurso ou em qualquer outro que participar. Se nós temos um alvo a atingir, nada pode atrapalhar nosso trajeto. Concurso público é sinônimo de concorrência. Quanto mais tempo eu perder, mais distante fico dos outros candidatos que gastam cada minuto na preparação. É o momento de se tomar consciência de que o sucesso em concurso público depende de dedicação exclusiva. Não dá para disputar uma vaga nos grandes concursos levando os estudos na brincadeira.
Do final de um ano até o começo de outro temos o Natal, Ano Novo, férias (para quem pode) e o Carnaval. Ou seja, até o mês de fevereiro tudo é festa, folia e comemoração. Por esse motivo, muitos dizem que no Brasil o ano só começa após a Folia do Momo. Se isso é verdade, não sei. O que eu sei é que para o candidato a concurso público o tempo é muito valioso. Quem abriu mão de todas essas datas para se empenhar na preparação para determinado concurso público leva grande vantagem para os que deixaram para começar a se preparar após esse longo período de férias e feriados.
Nas últimas Olimpíadas, realizada na China, eu estava assistindo a um programa esportivo onde foi entrevistado um nadador brasileiro que estava treinando em plena época de Carnaval para os jogos que só aconteceriam em agosto. Todos os dias, este atleta acordava ás 6 horas da manhã e treinava sozinho durante três ou quatro horas.  No período da tarde, ele voltava para a piscina e repetia a dose. Ao ser indagado sobre o motivo para tanta dedicação em plena Festa do Momo, o atleta respondeu: “é Carnaval no Brasil, mas não nos países dos meus adversários”. Acho que já contei essa história aqui, mas nunca é demais repeti-la.
Não é novidade para ninguém que o concurso do TRE de São Paulo é uma ótima oportunidade para quem deseja conseguir um emprego estável e com excelente remuneração. Não é sempre que se tem a oportunidade de se ter um salário superior a R$ 4 mil com a apenas a exigência do 2º grau. Para o nível superior, os vencimentos deste concurso ultrapassam a casa dos R$ 7 mil, dependendo da formação do candidato. 
Por isso, meu caro leitor, se você ainda não deu início aos seus estudos, não perca mais tempo. Mergulhe nos livros e apostilas, adquira provas de concursos anteriores e resolva as questões exaustivamente. Se estudar sozinho é complicado para você, busque formar um grupo de estudo com pessoas que têm o mesmo objetivo para que um possa tirar a dúvida do outro ou matricule-se em um curso preparatório, se possível.
Não se preocupe com as festas de fim de ano. Deixe essa preocupação a cargo do “bom velhinho”. Lembre-se que a aprovação em concurso requer dedicação exclusiva. Isso pode significar abrir mão de alguns momentos de lazer. Pode ser um pouco difícil no começo, mas será compensador no final, quando você conferir que seu nome está na lista dos aprovados.
Paulo de Freitas é jornalista e funcionário público. Tem mais de 13 anos de experiência na área de concursos públicos. E-mail: paulokassaco@ig.com.br
Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos AASP

AASP
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão

+ Agenda

22/11/2012 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.