MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Colocação pronominal

Você lembra dos pronomes oblíquos átonos: próclise, ênclise e mesóclise? Confira neste artigo, as posições adequadas desses pronomes nas frases.

Redação
Publicado em 02/04/2014, às 11h16

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Sandra Ceraldi Carrasco

A colocação pronominal, na língua portuguesa, refere-se à posição que os pronomes pessoais oblíquos átonos ocupam na frase em relação ao verbo. As posições clíticas de pronomes oblíquos átonos são: próclise, ênclise e mesóclise.

1 - Próclise: pronome + verbo. Exemplo: Eu os vi ontem.

2 - Ênclise: verbo + pronome. Exemplo: Vi-os ontem.

3 - Mesóclise: início do verbo + pronome + terminação verbal. Exemplo: Ver-nos-emos mais tarde.

Todas as conjugações verbais permitem próclise e, com exceção do particípio e dos tempos futuro do presente (fará, dirá, verá) e futuro do pretérito (faria, diria, veria), permitem também a ênclise. Somente os tempos futuro do presente e futuro do pretérito permitem mesóclise.

A nova ortografia (Acordo Ortográfico) não alterou o hífen das formas pronominais, estando todas as regras de colocação em perfeito uso.

Ocorre a próclise (uso do pronome antes de verbos) diante dos seguintes atrativos:

1 - Advérbio: Amanhã nos veremos.

2 - Conjunção: Caso sepenteasse, ficaria mais bonita.

3 - Palavra negativa: Não me venha com mentiras.

4 - Pronome indefinido: Tudo se apresenta correto.

5 - Pronome interrogativo: Quem te disse isso?

6 - Pronome relativo: O médico, que a operaria, morreu.


Observação: Não se deve iniciar frases com pronomes oblíquos átonos – me, te, se, lhe(s), a(s), o(s), nos, vos.Apesar disso, o uso da próclise é generalizado no Brasil, de modo que na fala popular é comum o uso, inclusive, no início de oração. Exemplo: Se faz justiça com as próprias mãos naquele lugar.

Ocorre a ênclise(uso do pronome depois de verbos) nos seguintes casos:

1 - Verbo iniciando oração: Vi-o na rua

2 - Verbo no imperativo afirmativo: Traga-me os presentes!

3 - Verbo no infinitivo impessoal: Era para ajudar-te

4 - Verbo no gerúndio (sem a preposição em): Vendo-me, partiu.

Observação: Não se usa ênclise quando o verbo estiver no futuro do presente ou no futuro do pretérito. Nesse caso é utilizada a mesóclise. Nota-se também que os pronomes oblíquos átonos o,a, os, as assumem as formas lo, la,los, las quando estão ligados a verbos terminados em r, s ou z. Assim, o verbo perde sua última letra e a nova forma deve ser acentuada de acordo com as regras de acentuação da língua. Exemplos: Fá-lo (faz + o); amá-la (amar + a);qui-los (quis + os). No caso de verbos terminados por am, em, ão ou õe, ou seja, sons nasais, os pronomes o, a, os, as assumem as formas no,na, nos, nas, e o verbo é mantido inalterado. Exemplos: propõe-no (propõe +o); peguem-no (peguem + o).

Ocorre mesóclise(colocação do pronome oblíquo átono no meio do verbo) nos seguintes casos:

Quando o verbo estiver no futuro do presente ou no futuro do pretérito do indicativo e não houver, antes dele, palavra que justifique o uso da próclise. Exemplos:

Vê-lo-ei mais tarde se pudesse (futuro do presente);

Trá-lo-ia logo mais caso a tivesse comprado (futuro do pretérito);

Convidar-me-ão para a cerimônia(futuro do presente);

Convidar-me-iam para a festa se tivessem lembrado (futuro do pretérito).

Observação:Caso haja palavra atrativa de próclise, não se deve usar a mesóclise. Exemplo: O rapaz não me convidaria para a festa.

Como visto, atenção quanto à colocação pronominal. Verifique sempre sua linguagem no dia a dia, pois essa é a mais viciosa e desprovida de regras. Ao conversar em casa e no trabalho, procure falar e escrever da forma mais polida possível. É dessa maneira que aprendemos a nos comunicar corretamente.

Bons estudos!

Professora Sandra Ceraldi Carrasco éconsultora, especialista em língua portuguesa e autora de livros e periódicos na área. Há mais de 20 anos ministra cursos e palestras com índice recorde de aprovação. Seu mais recente trabalho aborda de forma prática o Acordo Ortográfico. Atualmente é coordenadora de cursos e professora de redação oficial da Academia de Polícia de São Paulo.Contato: professora.sandracarrasco@uol.com.br.

APOSTILAS PARA CONCURSOS - CLIQUE AQUI.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.